Recife coffee 2018

Recife coffee 2018

Recife Coffee aposta em harmonizações exclusivas e acessíveis para cativar o público em sua 3ª edição

 

Os fãs do cafezinho têm bons motivos para comemorar.

O terceiro ano do festival Recife Coffee já tem data para acontecer!

Entre 2 de maio e 3 de junho, 35 cafeterias espalhadas por Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Jaboatão dos Guararapes – que terá um estabelecimento participando pela 1ª vez do evento – apresentam suas pedidas especiais para a ocasião, a fim de difundir a cultura dos cafés especiais em Pernambuco.

Antes, o público terá um aquecimento, no último domingo de abril (29/04), com o já consagrado Café na Rua, ação de degustação gratuita de cafés espressos, filtrados e com leite, para todos que estiverem circulando pelo coração da capital pernambucana, no Recife Antigo.

 

Recife coffee 2018 – Desmistificando a cafeteria

E é justamente essa missão que as casas participantes do Recife Coffee 2018 tomaram para si. O circuito de cafés especiais oferece um item especial no cardápio dos estabelecimentos, chamado de “Sugestão do Barista”.

Com o preço fixo em R$ 24,90, o público terá à sua disposição um café especial acompanhado de um salgado e um doce, desenvolvidos e harmonizados para a ocasião.

 

Esta é uma forma de desmistificar um pouco a aura que gira em torno das cafeterias, explica Roberta Araújo, que forma a dupla de coordenadoras do evento com Natália Valença.

“Esse tipo de estabelecimento geralmente é associado a uma imagem mais cult e sofisticada, pelo cuidado e excelência empregados nas receitas e no serviço. Mas o senso comum esquece que esta experiência é acessível, e as pessoas precisam deixar a timidez de lado e conhecer as casas maravilhosas que temos no estado”, acrescenta.

 

Colocando a experiência como diferencial, os 35 estabelecimentos participantes do Recife Coffee 2018 destacam a origem de seus produtos, os tipos de preparo e a presença do barista como um potencial que agrega informação, educação do paladar e crescimento. “As casas de cafés especiais terminam ensinando o consumidor sobre os diferentes grãos e métodos de filtragem, a qualidade e os benefícios de cada um”, pondera Natália.

 

Recife coffee 2018 – Sugestões de dar água na boca

E para fazer jus à bebida quente mais amada do Brasil, os baristas e suas equipes capricharam nos acompanhamentos, resultando numa experiência sensorial inesquecível.

 

Recife coffee 2018 – Várzea e Madalena

Localizado no coração da Várzea, a cafeteria A Vida é Bela tem como Sugestão do Barista o Café Gelado Cremoso Batido com Sorvete, acompanhado de uma Empada Aberta de Frango com Queijo do Reino. Para finalizar, um Cupcake Red Velvet, com Mini Macaron.

O Lumiá Café, na Madalena, harmoniza o seu Espresso com Tapioca Rendada de Queijo do Reino acompanhado de Bolo Souza Leão.

 

Recife coffee 2018 – Olinda

Já na Cidade Alta, o Bike Fit, na Rua de São Bento em Olinda, oferece o seu Cappuccino Italiano acompanhado de um Croissant com Mix de Queijos e Ervas Frescas e Brownie de Chocolate Meio Amargo com Brigadeiro de Café.

O Zoco, localizado em Casa Caiada, Olinda, oferece o seu Café Filtrado no Koar, acompanhado de Charque Puxada na Manteiga de Garrafa, com um Toque de Laranja e Mel de Engenho, com Queijo Manteiga Maçaricado no Pão Sírio. O doce fica por conta do Bolinho de Chocolate Intenso com Calda de Caramelo e Flor de Sal.

O Olinda Café, situado na orla olindense, recebe os amantes do café com seu Cappuccino com Chocolate e Canela, acompanhado de um Croissant de Peito de Peru com Creme de Ricota, e um Tartellet de Doce de Leite com Morango.

 

Recife coffee 2018 – Espinheiro, Aflitos, Encruzilhada

O Café com dengo, localizado nos Aflitos, promete uma sugestão de encher os olhos, com o seu Latte Baunilha Gelado, Sanduíche Quente de Tapioca (recheado de charque com cream cheese e finalizado com redução de rapadura), e o seu Pudim Romeu e Julieta.

 

O Café do Bonde resgata o clima nostálgico do bondinho do bairro da Encruzilhada, com uma opção que vai aquecer os corações que curtem um bom aconchego: a estrela da casa para o RC 2018 é o Cappuccino do Bonde, preparado com o tradicional café orgânico de Taquaritinga, personalizado com doce de leite e aromatizado com canela e chocolate. O salgado servido é o Manezinho Bom, feito com finas camadas de massa folhada com recheio de bacalhau desfiado, alcaparras e azeitonas. Para equilibrar, a doçura do Cafuné de Vó, uma torta de maçã com ameixa regada com mel  de laranja e canela.

 

O Cordel Cafés, no Parnamirim, entra no circuito com o seu Café Cordel torra clara filtrado na V60, mais o Pãozinho de café recheado com creme de frango defumado artesanalmente e um belo Bolo de baunilha regado com calda cremosa de Coffee Stout.

 

Quem visitar o Café Lumiére irá saborear o Café Filtrado na Hario V60, com o Sanduíche Thelma e Louise, feito com tomate confit, queijo de castanha e pesto de manjericão, acompanhado de uma Fatia de Bolo de Melaço com Especiarias.

 

O Café mais Prosa, no bairro do Espinheiro, oferece o seu Café da Prosa: composto de café espresso batido com leite condensado e gelo. O salgado fica por conta do Especial da Casa: pão ciabatta com peito de peru, cebola caramelizada e queijo do reino. O doce vem com a Cestinha Cafeinada: cookies de café com amêndoas e brigadeiro de café, coberto com ganache de chocolate meio amargo com café.

 

O Clandestino Café, no Museu do Estado, preparou um Coldbrew com Limão Siciliano, acompanhado de um Kebab de Faláfel com Molho de Iogurte, e um Brownie de Chocolate com Manteiga de Amendoim.

 

O Orgânico 22, nas Graças, oferece um trio totalmente vegano e sem glúten, composto por um Iced Latte, acompanhado de um Sanduíche de Homus com Tomate Seco e Rúcula, e um Verrine de Queijo de Castanha, Damasco, Pistache, Chocolate e Farofa de Amêndoas.

 

O Tokyo’s, também nas Graças, vem com seu Espresso Orgânico Yaguara, acompanhado de um Pão da Fornada Diária da Casa, com Queijo Minas Frescal e Cubinhos de Tomates Marinados. Para fechar a trinca de sabores, um Pastennoli – cannoli em massa crocante de pastel, recheado com creme inglês.

O Ernesto Café, no Espinheiro, convida o público para saborear o seu Cappuccino Tradicional, acompanhado de Sanduíche Caprese (pão ciabatta, molho pesto, queijo minas, tomate e manjericão), e um Cheesecake de Goiaba.

 

O Grão Cheff na Rua da Hora recebe o público do Recife Coffee com o seu Capuccino Brasiliano, elaborado com cafés especiais com notas de caramelo, preparadas com um ganache de chocolate e finalizado com leite cremoso vaporizado. Como salgado, um Croissant Recheado com Flocos de Queijo Parmesão. O Cupcake de Chocolate Belga com Cobertura de Café completa a harmonização da casa.

 

O Johnnie Brownie, no Rosarinho, apresenta o seu Nectare Cold Brew, um café extraído a frio com mel, e o HavaianoLombo Suíno Marinado na Cerveja Preta com Geleia de Abacaxi com Gengibre no Pão Italiano. Completando a sugestão, a doçura do Verrine: creme de baunilha com geleia de morango e pedaços de brownie.

 

O Lalá Café, nas Graças, apresenta um Machiatto com Syrup de Laranja e Chocolate Meio Amargo, Pão sírio com Recheio de Frango e Chutney Cítrico Levemente Picante, e Pão de Mel de Colher com Chocolate e Aroma de Laranja.

 

O Leiva Café, no Espinheiro, vem com o seu Café Condensado, composto de espresso, creme de leite e leite condensado. Como salgado, Quiche de Alho-Poró e Abobrinha, e como doce, um Waffle de Chocolate.

 

A Livraria Jaqueira comparece ao Recife Coffee com estantes cheias de estrelas literárias e cafeinadas. Aqui, a pedida é o Café Mocha, casadinho com um Quiche de Massa Integral com Creme de Frango desfiado e queijo coalho. O trio fica completo com um belo Tortalete de Massa Fina com Brigadeiro de Ninho.



A Livraria Praça de Casa Forte chega com um time campeão pro Recife Coffee 2018: aroma e livros, num ambiente convidativo e aconchegante. Para se perder nas páginas do sabor, a casa apresenta o Espresso Borda Caramelizada. Como salgado, uma irresistível Empada de Queijo do Reino, finalizando com uma tentadora Torta de Banana com Canela

 

Já o Malakoff Café Jaqueira apresenta o seu Café Extraído na Kalita com Grãos Frutados, mais Sanduíche de Lombo Canadense com Abacaxi Caramelado, com leve toque de pimenta calabresa e ainda uma Fatia Generosa de queijo coalho Assado com Fios de Melaço de Cana de Açúcar.

 

O Fervo Coffee Shop aposta no Mochaccino, com Quiche e Pão de Queijo Recheado, e um Brownie Recheado com cobertura.

 

O Pátio Café, na Avenida Rui Barbosa, entra no clima do Recife Coffee com o seu cappuccino com chocolate ao leite, quiche de ricota com espinafre decorada com cubinhos de bacon e um sanduichinho de brownie recheado com doce de leite e calda de chocolate.

 

O Mon Cher, no Rosarinho, traz o seu Verre de Lait (espresso, leite, gelo e xarope de avelã), com um Croissant au Fromage (sanduíche de croissant com requeijão de corte) e Dois Mini Tartes (café com chocolate e limão com coco).

 

 

Recife coffee 2018 –  Boa Viagem e Candeias

Quem for ao Fridda Café em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, irá saborear um Café Filtrado na Hario V60, acompanhado de um Quiche de Queijo Brie e Damasco, além de um Cupcake de Chocolate Levemente Apimentado, com Marshmellow e Geleia de morango.

O Kaffe, em Boa Viagem, oferece como opção o Café Filtrado no Método Koar, harmonizando com um Fondue de Queijos Acompanhando Mini Ciabatta, e um Mousse de Limão Siciliano com Crumble Clássico.

 

Recife coffee 2018 – Recife Antigo

O Malakoff Café Paço do Frevo recebe o público com o seu Espresso Tônico com Redução de Maracujá, mais Tostex de Queijo do Reino Maçaricado com Geleia de Frutas Amarelas, e um Brownie Bem-Casado.

 

O Malakoff Café Prado completa a trinca com o seu Café Extraído na Chemex, Wrap Crocante de Mix de Queijo com Tomate Seco e Taça de Sorvete com Creme de Café e Damasco.

 

Por sua vez, o Apolo Beer Café apresenta o seu Nitro Coffee, para harmonizar com Dadinhos de Tapioca, Queijo Coalho e Provolone com Molho de Bacon. A parte doce fica por conta do tradicional Pastel de Nata.

Recife coffee 2018 – Boa Vista

O Bogart Café, localizado no corredor universitário do bairro da Boa Vista, traz o seu Gelatto Latte Crocante, feito com uma dose de espresso batido com leite, gelo e ovomaltine, acompanhado de uma porção com Três Folhados (frango, peito de peru com ricota e palmito). A parte doce da experiência vem com um Pão de Ló com Calda de Brigadeiro.

 

O Café da Moeda, localizado na boêmia Rua da Moeda, no Recife Antigo, oferece o seu Citrus Café com raspas de limão, mais Mini Croissant com Mussarela de Búfala e Tomate Seco, e um Muffin Blueberry com Cobertura de Ganash Holandês.

 

O Café do Brejo, na Rua da Aurora, traz o Cappuccino Italiano, acompanhado de um Pão Caseiro de Batata Doce, com Carne de Sol Desfiada e Creme de Queijo, casando com um Queijo de Coalho Frito com Mel de Engenho.

 

O Dom Afonso, na Boa Vista, traz o seu Latte Amêndoas Tostadas, com Pão de Jerimum Folhado com Carne de Sol. Como doce acompanhante, o Petit Gateau Amor Perfeito (sorvete de morango, pedacinhos e calda de chocolate).

Quem estiver em Porto de Galinhas durante o Recife Coffee, pode conferir a sugestão do Moinho do Porto, com seu Café Filtrado na Hario V60, acompanhado de um Mini Bobó de Camarão com Queijos e Farofa de Camarão, e um Mini Brownie de Chocolate com Brigadeiro de Café.

 

O Na Venda – Chocolates e Cafés apura os sentidos do público com o seu Café Pingado com Canela, composto por café espresso, leite vaporizado polvilhado com canela, acompanhado de um suculento Hambúrguer Nordestino: um hambúrguer de carne de sol e queijo coalho no pão  artesanal. Para adocicar, a Tortinha de Caruaru, uma massa delicada com recheio de queijo coalho e geleia de nego bom com café.

 


Serviço:

Recife Coffee 2018

Quando: De 2 de maio a 3 de junho, com degustação gratuita no dia 29 de abril, no Recife Antigo de Coração, Recife Antigo.

Mais informações: instagram.com/recifecoffeeoficial

Café Cultura – Ouro Preto-MG

Gastronomia de Brasília – Clandestino Café e Música.