Roteiro para os amantes da arte na Ilha da Madeira

Roteiro de arte na Ilha da Madeira

Roteiro de arte na Ilha da Madeira

Conheça locais com as obras mais impressionantes do arquipélago

Eleito o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira possui atrações que vão além de sua paisagem exuberante e natureza bem preservada.

Aqui, os amantes da arte vão descobrir que as cidades madeirenses também são fontes inspiradoras com obras clássicas e contemporâneas em sua imensa variedade de museus.

 

Roteiro de arte na Ilha da Madeira – Portas Abertas

Sua capital, Funchal, conseguiu levar a arte para fora de seus museus com o projeto “Portas Abertas”, na Zona Velha da cidade.

O objetivo foi incentivar a arte e cultura com obras expostas nas portas de estabelecimentos desativados. Os artistas exploraram a pintura, fotografia, escrita e esculturas, levando vida e cores para as ruas do centro histórico. Esse é o ponto de partida ideal para começar uma viagem pelo incrível catálogo de obras madeirenses.

Alojado no emblemático edifício Molhe, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, o Nini Andrade Design Centre tem uma vista privilegiada da cidade e também do oceano. O elegante interior abriga exposições de arte permanentes, além de peças do acervo da famosa designer madeirense, uma loja, um café e um restaurante. Com chefs estrelados e menu sofisticado, combina a criatividade gastronômica com a paixão pelas tradições.

 

Roteiro de arte na Ilha da Madeira – Onde ir

Após um passeio de teleférico em direção ao Monte, siga para o Jardim Tropical Monte Palace. Além de ser uma verdadeira obra de arte da natureza, é onde se encontra o Museu Monte Palace, com suas impressionantes esculturas africanas dos anos 1950. Entre as atrações, estão trabalhos de artistas renomados como Henry Munyaradzi e Bernard Matemera, da famosa vila Tengenenge, no Zimbábue.

Outro ponto interessante para visitar é o Centro das Artes – Casa das Mudas, em Calheta, o Museu de Arte Contemporânea da Madeira, considerado um dos cinco melhores de Portugal. Aberto em 1992, sua coleção inclui obras portuguesas que datam de 1960. A própria construção do museu é magnífica e ainda contempla diversas exposições e eventos de nomes conhecidos como Francis Bacon, David Salle, Eric Fischl, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Também é possível assistir a congressos, performances de dança e concertos, de acordo com a programação.

Já o Museu do Instituto do Bordado e Tapeçaria da Madeira guarda uma coleção dos mais finos e valiosos bordados dos séculos 19 e 20, desta que é até hoje parte essencial da cultura local. Se tiver um tempo extra, não deixe de conhecer também o Museu de Arte Sacra, a Quinta das Cruzes, em Funchal, a Casa Colombo, em Porto Santo.

Sobre a Ilha da Madeira

 

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico.

De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

 

Hotéis para viajar com a família no Arquipélago da Madeira