Sacramento (MG) destino para ecoturismo e turismo de aventura

Sacramento (MG)

Em Sacramento (MG) a dica de hospedagem é ficar no hotel Samba Sacramento, que está próximo à Gruta dos Palhares e tem vista para as montanhas

 

Distante 455 Km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e localizada na microrregião de Araxá, no Triângulo Mineiro, fica Sacramento.

 

Apesar de pequena – são poucos mais de 23 mil habitantes – a cidade de Sacramento (MG) é famosa para quem curte ecoturismo e turismo de aventura, por causa de suas belezas naturais.

 

Sacramento (MG)

 

Sacramento é bem frequentada por turistas, principalmente porque é uma das portarias do parque Nacional da Serra da Canastra, juntamente com outras cidades mineiras como São Roque de Minas, São João Batista e São José do Barreiro.

 

O parque, por ser rico em cachoeiras, lagos, fauna e flora, onde também está a nascente do Rio São Francisco, é um dos principais do país, e tanto reconhecimento acabou fazendo de Sacramento um destino obrigatório na rota de quem gosta de explorar o interior de Minas Gerais.

 

A cidade tem mais de 200 cachoeiras e algumas delas têm grande destaque. A maior e principal delas é a Cachoeira Casca D’anta, com 186 metros. É a maior queda livre do Rio São Francisco. Os turistas que a frequentam são atraídos não só para banho, mas também para fazer ecoturismo, trilhas e birdwatching, um passeio para observação de aves em seu habitat natural.

 

Outra cachoeira famosa é a Azulim, que tem 10 metros de queda. Ponto de esportistas, lá um dos esportes mais praticados é o canionismo, ou seja, a exploração de cânions. A prática consiste em percorrer cursos d’água, na vertical ou na horizontal, passando por diferentes obstáculos. O slackline, adaptado para ser praticado sob a água, é outro esporte que leva turistas ao local. Outras cachoeiras conhecidas e abertas à visitação são a São João Inácio (17 metros de queda) e a Parida (15 metros de queda).

 

Além desses locais, Sacramento tem outros pontos turísticos naturais como as represas de Rifaina, Igarapava, Jaguara e Peixotos, e grutas, com destaque para a Gruta dos Palhares, conhecida por ser a maior gruta de arenito da América Latina.

 

Fora as belezas naturais, a cidade também tem charme e encanto próprios. Andando pelas ruas, não é raro perceber uma presença forte da arquitetura colonial, vista tanto nas construções quanto nas decorações.

 

Outra característica de Sacramento é a presença de igrejas dos séculos XVIII e XIX, e do primeiro Centro Espírita do Brasil, que faz da cidade também um destino para o turismo religioso.

 Sacramento (MG)

Onde ficar em  Sacramento (MG) 

Samba Sacramento – Localizado próximo à Gruta dos Palhares e da Serra da Canastra, distante do barulho do centro, o hotel Samba Sacramento, da rede Samba Hotéis, é uma ótima opção para quem ama natureza e quer dias de paz e tranquilidade.

 

Em sua estrutura, conta com piscina, restaurante, bar de drinks e estacionamento. Os quartos têm conforto na medida. Alguns contam com vista para as famosas montanhas e não é raro acordar ouvindo o canto dos pássaros.

 

Pelas boas avaliações dos hóspedes, o Samba Sacramento ganhou o Certificado de Excelência do TripAdvisor.

 

Ecoturismo no Brasil – Dicas de trilhas.