All for Joomla All for Webmasters

Segunda Sem Carne: Aprenda a fazer um quibe de berinjela

Quibe de berinjelaQuibe de berinjela

No site Segunda sem Carne fornece muitas receitas e esclarece sobre a campanha.

Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. Que tal tentar algo que trará um enorme benefício para todos?!

A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Existente em 35 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.

Um dos desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana. Desde 2011, os alunos da rede pública do município de São Paulo têm acesso à refeições 100% livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo.

A fim de facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece aqui receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante.

Mas vamos a receita de hoje .

Segunda Sem Carne: Aprenda a fazer um quibe de berinjela

O quibe é um prato árabe bastante famoso em sua forma tradicional, feita com trigo e carne vermelha.

No entanto, existem diversas versões dele.

Uma delas é o quibe de berinjela, alternativa ideal para um prato vegetariano.

Esta é a dica do CicloVivo para esta Segunda Sem Carne.

 

Ingredientes:

– 1 xícara de trigo para quibe já hidratado em água por 1 hora

– 2 berinjelas grandes bem lavadas e cortadas ao meio no sentido do comprimento

– 1 pitada de garam masala (ou canela)

– 1 cebola pequena bem picada

– 1 dente de alho ralado ou bem picado

– 1 pitada de pimenta-síria

– 1 colher (chá) de tahine

– 1 punhado pequeno de amêndoas picadas

– Cebolinha picada a gosto

– Hortelã picada a gosto

– Sal e azeite a gosto

Preparo:

Depois de hidratar o trigo aperte-o bem para retirar qualquer excesso de água, deixe-o bem solto. Enquanto o trigo estiver hidratando faça cortes superficiais quadriculados nas polpas das berinjelas e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve para assar até que a polpa esteja macia (mais ou menos 40 minutos a 180ºC). Retire as berinjelas do forno, raspe apenas a polpa com uma colher e transfira para uma tigela. Junte o trigo hidratado e tempere com o restante dos ingredientes. Ajeite o quibe de berinjela numa travessa, regue com um fio de azeite e leve para assar por 30 minutos em 180ºC ou até que a superfície esteja dourada. Sirva em seguida com os acompanhamentos que preferir.

Rendimento:

A receita serve até quatro pessoas

 

FONTE ciclovivo

Comentários abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *