#Segunda sem Carne – Hambúrguer de Feijão Branco e Beterraba

Segunda sem Carne

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana.

A receita da semana da Segunda sem Carne

Este hambúrguer é delicioso, tem uma cor linda, fica super macio e levemente úmido, devido ao feijão branco!

Como algumas pessoas sempre me pedem para fazer receitas sem glúten, resolvi fazer mais esta.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de feijão branco cozido

1/2 xícara (de chá) de beterraba crua ralada

1 dente de alho grande picado

1/2 xícara (de chá) de cebola ralada

1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)

2 colheres (de sopa) de óleo ou azeite

4 colheres (de sopa) de amido de milho

Sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o feijão ou use o pré-cozido, de caixinha ou vidrinho.

Eu costumo lavar e deixar o feijão branco de molho por cerca de 8 horas, em seguida coloco em uma panela de pressão, com o dobro de água (quente) e deixo cozinhando por cerca de 15 minutos ou até ele ficar bem macio.

Em uma vasilha, coloque o feijão cozido e amasse com um garfo. Adicione o alho, a cebola, a beterraba, o cheiro verde, o azeite e tempere com sal a gosto. Misture tudo com uma colher ou garfo, adicione o amido de milho e misture bem. Misture até obter uma massa mais grossa e que dê para modelar. Caso precisar, acrescente mais amido, mas sempre aos poucos.

Unte as mãos com um fio de óleo, divida a massa em quatro partes e modele os hambúrgueres. Evite fazer eles muito grossos, pois podem ficar crus no meio quando fritos.

Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até ficarem duros.

Retire-os com cuidado do papel manteiga e frite em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, com um fio de óleo espalhado sobre ela, até os dois lados ficarem bem douradinhos. Caso preferir, você pode assar, assim que tirar do freezer, porém eu achei que ficou um pouco seco e preferi os hambúrgueres fritos.

Sirva como preferir. Eu usei pão integral, porque não tinha pão sem glúten em casa, alface, tomates e cebolas refogadas. Está pronto!

Dicas

Caso você não quiser usar beterraba, você pode por cenoura ralada na mesma quantidade que dá certo. Você pode também adicionar mais temperinhos conforme o seu gosto.

Se você quiser congelar, é só tirar os hambúrgueres do papel manteiga e guardar em potinhos ou saquinhos bem fechados. Acredito que aguentem por até 2 meses.

Fonte presuntovegetariano