“Ser idoso” por Maria S. Adusumilli

IDOSO

Ser idoso

  “O tempo não pára, no entanto ele nunca envelhece”, já dizia o poeta em dia de grande inspiração.

O que é o tempo? Um suceder de fenômenos: nascer o sol, atingir seu ápice ao meio dia e com o cair da tarde ir-se esmaecendo até esconder-se para chegar a escuridão. Entretanto, o sol deixa de brilhar para um hemisfério, mas segue sua importante missão iluminando outro hemisfério, outros lugares.

  Comparar o caminhar do sol com o caminhar da vida, foi essa minha pretensiosa intenção. Todo ser vivo tem um ciclo de vida, que se resume em dizer-se que ele nasce, cresce, (reproduz-se) e morre. Reproduzir-se é perpetuar a espécie e permitir a evolução biológica, conforme nos ensina a ciência.

  Vamos nos ater aos humanos, às pessoas. Os indivíduos nascem, crescem, atingem a maturidade e, regra geral, reproduzem-se, e vivem a vida, durante a qual exercem atividades as mais diversas.  Constroem um legado que se propaga de uma maneira ou de outra na sociedade. Vai-se assim completando um ciclo de vida e para aquela pessoa é hora de parar, é hora de “desaparecer”.

Segue, então para “outro mundo”, mas é importante ter deixado um “legado” para outras gerações que a sucederam. Esse “legado”, ela adquiriu com a vivência e a experiência adquiridas à medida que o “tempo” passava para completar-se o ciclo de vida…

  O importante é que  a experiência passe através das gerações! É a complexidade do viver a vida e saber transmiti-la. Interessante: transmitir de pai para filho, do mestre para o aluno, dos mais velhos para os mais novos, de jovem para jovem, de pessoa para pessoa, entre amigos ou mesmo inimigos. Não precisa ser idoso para ter experiência e propagá-la aos outros. Talvez mais importante é a vivência, a observação, e o saber transmiti-la.

  “Ser idoso” é aceitar que o tempo passa e que todas as fases da vida têm sua característica e sua beleza. Bela é a vida, belo é saber vivê-la e aceitá-la, adquirindo assim “maturidade”, tornando-se um jovem ou um idoso experiente. Idoso é só ter uma idade mais avançada, aproveitando tudo de bom que a vida lhe proporcionou no devido “tempo”

Maria S. Adusumilli 02/10/18, às 17:00 Hs