All for Joomla All for Webmasters

Sunomono, Salada de Pepino Agridoce

Sunomono

Sunomono, Salada de Pepino Agridoce – Eu adoro esta salada, já comi em restaurantes mas nunca tinha experimentado fazer em casa.

Estava no topo da minha lista de receitinhas a testar. Achei super fácil de fazer, e vou repetir a receita porque foi muito apreciada aqui em casa.

A receita é simples, a técnica de preparo não tem muito mistério e o resultado é uma salada de sabor delicado e um visual muito apetitoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Esta é uma salada tradicional da culinária japonesa e muito apreciada no mundo todo. Sunomono significa alimentos avinagrados em conserva.

Deliciosa e refrescante, esta é uma excelente maneira de preparar salada de pepino fugindo do convencional. O segredo desta salada está no molho que mistura vinagre e açúcar que resulta um delicioso sabor agridoce, e o toque final do gergelim completa o charme da salada.

INGREDIENTES do Sunomono, Salada de Pepino Agridoce

1 pepino japonês grande cortado em fatias bem finas

1 colher de sopa de sal marinho ou himalaia

3 colheres de sopa de vinagre de arroz

2 colheres de sopa de açúcar (não use refinado)

2 colheres de sopa de gergelim branco e preto (tostado)

óleo de gergelim para finalizar (opcional)

sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO Sunomono, Salada de Pepino Agridoce

Prepare todos os ingredientes que vai utilizar. lave bem o pepino e seque com papel toalha.

Você vai precisar de um cortador para fatiar os pepinos bem fininhos. Se você não tiver um corte com a faca mesmo. Eu usei gergelim branco e preto para finalizar a salada. Use o que você preferir.

Se for utilizar o cortador, tome muito cuidado ao manusear para evitar acidentes. É sempre seguro usar um protetor caso o seu fatiador tiver.

Eu comecei tostando as sementes de gergelim rapidamente na frigideira para deixar esfriar até o momento de servir a salada. Tostar na frigideira é opcional. Eu gosto muito de fazer porque acho que acentua o sabor do gergelim.

Prepare o molho agridoce para que o mesmo esteja frio quando for utilizado para temperar os pepinos. Em uma panelinha pequena coloque o açúcar.

Misture o vinagre e ligue o fogo baixo. Deixe aquecer até que o açúcar derreta com o calor do fogo e se misture ao vinagre.

O molho está pronto quando todo o açúcar estiver dissolvido. Desligue o fogo e remova o molho da panela colocando em um recipiente aberto para esfriar enquanto prepara o restante da receita.

Corte os pepinos em lâminas bem finas em um prato fundo grande o suficiente para a quantidade de pepinos que você vai fazer.

Coloque o sal e misture bem aos pepinos. Os pepinos vão desidratar liberando muita água.

Disponha as fatias de pepino em uma peneira grande, deixe descansar por 15 minutos.

Passado o tempo, enxague os pepinos para retirar o excesso de sal e esprema bem com as mãos para retirar todo o excesso de água que ainda sobrou.

Seque com um papel toalha para deixar os pepinos mais sequinhos antes de colocar os temperos.

Coloque os pepinos em uma saladeira grande e funda, adicione o molho de vinagre e se desejar coloque umas gotinhas de óleo de gergelim.

Isto é opcional, use se quiser. Finalize a salada com o gergelim que foi previamente tostado. Se quiser utilizar pimenta do reino, coloque no final.

Sirva em seguida.

 

 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.