Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Superando o vício em tecnologia

Superando o vício em tecnologia

Superando o vício em tecnologia. Melhorando as relacionamento interpessoal.

Hoje a tecnologia é básica no nosso dia a dia. Ela compõe todos os momentos, horas, minutos e segundos. Mas, é importante que tenhamos equilíbrio ao utilizar estes caminhos tecnológicos, pois, ele pode sucumbir nossa vida real ao virtual.

Tecnologia – História

A tecnologia surgiu para fazer com que técnicas e ferramentas juntas fornecessem coisas práticas para as pessoas. E se a gente levar em consideração todos os descobrimentos, o uso da tecnologia se deu muito antes de Cristo, a cerca de 800 mil anos quando surgiu o fogo.

Só a partir do século XX é que foram descobertas as tecnologias mais recentes como o rádio, televisão, avião, computador, telefone. Inclusive duas dessas tecnologias agem diretamente, hoje no século XXI, na vida dos adolescentes, jovens e alguns adultos deixando-os de certa maneira viciados em computador e celular.

Esta atitude, muitas vezes, colocou relacionamento interpessoal em cheque.

Superando o Vício em Tecnologia – Dicas

Para superar esse vício em tecnologia vou mostrar algumas dicas práticas.

  • Dica número 01: Eliminando os momentos de ócio, evite ficar muito tempo sem fazer uma ação de ler um livro, assistir um filme, praticar uma atividade física ou fazer algo que goste (cozinhar, sair, brincar).

  • Dica número 02: Utilize a tecnologia somente a seu favor, não ultrapasse os limites diários de uso das tecnologias (celular e computador), existem aplicativos que fazem esse controle por você, pesquise.

  • Dica número 03: Desligue tudo antes de dormir. Sabe aquela luz/brilho das telas (computador, celular, televisão)? Então ela interrompe a produção de um hormônio do corpo humano que fornece ao cérebro um sinal de que é a hora de dormir, prejudicando o rendimento do seu sono (descanso).

  • Dica número 04: Planeja sempre algumas pausas para o café, conversar um pouco sobre outro assunto com pessoas ao seu redor, tomar uma água (hidratar-se é preciso). O ideal é a cada 2 horas efetuar uma pausa de 15 a 20 minutos, ok?

  • Dica número 05: Desligando as notificações do celular você não ficará ansioso para visualizar aquela mensagem que chegou, por exemplo.

 

É claro que você não pode contar apenas com a força de vontade, por isso descubra novos caminhos para superar o vício em tecnologia e lembre-se comece aos poucos.

 

Relacionamento Interpessoal – Dificuldades

Caso você não consiga superar esse vício em tecnologia, ficando muitas horas em frente ao computador ou vídeo game, passando noites sem dormir olhando as redes sociais pelo celular, isso gera consequências.

E uma das consequências é a falta de relacionamento interpessoal (interação social entre as pessoas).

Você já se deparou com a seguinte situação? Um grupo de amigos reunidos em um barzinho, e de repente, todos estão atentos ao celular, pois é, esse é o vício prejudicando a interação entre esses amigos.

E cada vez menos as pessoas saem para interagir ou conhecer umas às outras, preferem ou optam pelo relacionamento virtual.

 

Superando o Vício em Tecnologia – Futuro

Enfim o futuro está presente em nossa sociedade e a cada dia que passa novas tecnologias surgem para nos ajudar em alguma questão, porém também existem meios tecnológicos de nos prejudicar, seja por rendimento, expectativa de vida (saúde), entre outros.

Busque sempre esvaziar-se de tudo que afeta a sua saúde e rendimento, seja ele profissional ou pessoal, só assim você conseguirá superar o vício em tecnologia.

E quanto a relacionamento interpessoal, fique atento, para não se perder e ficar só, prejudicando sua vida e sua felicidade.

 

Redação

Cultura Alternativa

 

Superando o vício em tecnologia.

Se interessa pelo tema ? Confira as mais lidas..

 

Como a tecnologia mudou as viagens.

 

Envelhecer com tecnologia é o melhor dos remédios – Por Iomani Engelmann*

Click to listen highlighted text!