Trabalho remoto: uma tendência?

Trabalho remoto: uma tendência

Você acredita no trabalho remoto?

Apesar de muitos ainda serem resistentes a mudanças na forma como as pessoas trabalham hoje em dia, o trabalho de forma remota está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

A qualidade de vida que se ganha quando sabe-se administrar o tempo sem precisar ficar determinadas horas em um escritório compensa e, dependendo do tipo de trabalho realizado, cada vez mais essa prática tende a ser comum em razão da globalização das empresas.

Sem contar que trabalhar em home office oferece oportunidades incríveis para o crescimento pessoal e profissional.

Trabalho remoto: uma tendência?

Uma pesquisa sobre O Futuro do Trabalho mostrou que mais de 40% dos entrevistados já pratica o home office em suas organizações e, além disso, mais da metade deles afirma que o trabalho remoto aumenta a produtividade, tanto que mais de 1/3 das empresas pesquisadas têm a intenção de promover o trabalho remoto nos próximos 12 meses.

Uma preocupação que muitas pessoas ainda têm é com relação à produtividade e de como se organizar trabalhando de forma remota. Afinal, como devo colaborar com meus colegas remotos? Como funciona? Conseguirei me organizar como se estivesse dentro do escritório?

 

Se você quer ter sucesso com o trabalho remoto, então siga essas dicas:

 

Tenha um local apropriado para trabalhar

É muito importante ter um canto dedicado ao trabalho. Seja um pequeno escritório ou uma mesa organizada em algum cômodo da casa, é fundamental não trabalhar da cama ou do sofá, por exemplo.

Com um cantinho organizado para o dia a dia no trabalho, a pessoa poderá organizar melhor e ainda preparar o espaço para as conferências online ou qualquer tipo de interação que tenha que fazer no espaço.

 

Estipule regras para participação de videoconferência

Outra dica vale justamente para as conferências: se todos estão participando de uma reunião em vídeo, é importante que todos se conectem através do seu computador mesmo que apenas uma pessoa esteja remota e os outros no escritório. A importância de cada um se conectar em seu computador e ligar a sua câmera de vídeo é para facilitar a conexão entre os participantes para que eles possam observar suas expressões e gestos durante a reunião.

Apesar de estar trabalhando remoto, a ideia aqui é que haja uma conexão profissional durante a interação porque, ao aparecer na câmera, passará uma impressão mais enfática com relação aos pontos de vista e ideias abordadas durante a reunião online. Seja transparente e produtivo: tenha uma ata pré-definida e aberta para todos antes da reunião e escolha um líder da reunião para ter certeza de que tudo será abordado dentro do tempo estipulado.

 

Defina horários específicos para o lazer ou simplesmente relaxar

Outro fator que faz toda diferença na produtividade é que o tempo de deslocamento é nulo e aquelas horas antes perdidas no trânsito poderão ser utilizadas para produzir algo novo e melhor conciliar o tempo livre para lazer. Assim, é possível aproveitar as horas que serão economizadas e ter tempo para fazer exercícios físicos, por exemplo.

 

Defina as ferramentas de colaboração

A tecnologia está cada vez mais diminuindo a barreira do trabalho remoto. Ela é imprescindível para que empresas promovam um ambiente colaborativo e produtivo entre colaboradores híbridos (remotos e que trabalham no escritório), seja por meio de chats, ferramentas de colaboração ou de vídeo conferência online.

Para ajudar nessa organização diária de forma remota, existem diversas ferramentas que, de forma colaborativa, orientam as pessoas a otimizar o fluxo de trabalho. Sejam projetos, gerenciamento de equipe ou até simples atividades diárias, basta escolher a ferramenta que se adequa melhor ao ambiente e tipo de trabalho.

Essa tendência das empresas começarem a adotar a prática do trabalho remoto se dá principalmente porque as pessoas estão em busca de mais autonomia, menos tempo perdido para se locomover até o local de trabalho e, principalmente, um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

No começo, a mudança de rotina para trabalhar remotamente pode parecer solitária, mas planejando e organizando as tarefas do dia a dia, é possível sim trocar as conversas na copa por um encontro pessoal e online com seus colegas depois de ter finalizado o trabalho de forma remota.

 

Abraçar o trabalho remoto é um valor do Trello e acreditamos que o home office pode ajudar as pessoas a se desenvolverem e aperfeiçoarem-se, e isso não só profissionalmente, mas pessoalmente também. Começamos com uma pequena equipe baseada em um escritório em Nova York, e hoje aproximadamente 65% da equipe que atua no Trello é remota.

*Amanda Alvernaz é responsável pelo Marketing do Trello no Brasil. A ferramenta tem como objetivo transformar a forma como as pessoas se organizam, trazendo uma nova perspectiva para a colaboração em equipe e execução de seus projetos e tarefas. Recentemente a empresa criou uma campanha para incentivar o trabalho remoto no Brasil.

 

Leia mais sobre o assunto 

 

Quando O Trabalho Passa Dos Limites

 

Brasileiros fazem turismo em viagens a trabalho