Vinhos e Magias – Harmonização marca a última aula

Vinhos e Magias

Vinhos e Magias – Harmonização marca a última aula.

Vinhos e Magias – Harmonização marca a última aula. O VI Curso de Vinhos Castas & Vinhos Cultura Alternativa teve na quinta e última aula a harmonização de vinhos com pratos que foram feitos pelo professor e sommelier Olinaldo Oliveira.

 

 

Vinhos e Magias – Castas & Vinhos

O Diretor Presidente da Castas & Vinhos, Olinaldo Oliveira, é o Chefe da Adega da Nova Super Adega em Brasília, e também, é diplomado no nível III na escola londrina Wine & Spirits.

 

Além de ter se dedicado de forma única ao curso, na última foi o chefe com relação aos três pratos oferecidos provocando o paladar e a avaliação dos alunos.

 

Vinhos e Magias – Cultura Alternativa

Sendo parceiro da Castas & Vinhos neste empreendimento, o Cultura Alternativa é um portal de notícias que se modernizou em dezembro de 2017, passando a ser feito em WordPress, antes era em Joomla, e triplicando seu número de acessos em termo de páginas, mais de 100.000 por dia.

 

Tendo como prioritárias as editorias de Turismo, Geral, Arte e Cultura, vem publicando material diferenciado da grande mídia nacional.

 

O curso foi realizado no Espaço Cultural Bhaskara Rao na redação do Cultura Alternativa, espaço destinado a eventos como jantares e reuniões diversas.

 

Vinhos e Magias – Vinhos

Ocorreram mudanças de última hora na sequência de vinhos. Os vinhos programados para a degustação e a prova foram:

 

Vinho 1

Olinaldo Oliveira ficou de confirmar o vinho.

 

Vinho 2 – Adega Grande Reserva

Vinho da região do tejo, este da vindima de 2012, foi elaborada uma reserva especial a partir da casta Castelão, cultivada em solo argiloso no Ribatejo. Cor granada intensa. Aromas de frutas vermelhas, com notas de doce de compota. Na boca revela-se com corpo mediano, taninos macios, boa acidez com um final prolongado. Produtor: Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo, C.R.L. País: Portugal. Região: Tejo. Safra: 2012. Tipo: Tinto. Volume: 750 ml. Uva: Castelão. Teor Alcoólico: 13,5%.

 

Vinho 3

Olinaldo Oliveira ficou de confirmar o vinho.

 

 

Vinho da Prova

O BLEND PREMIUM ATAYA tem uma cor violeta forte e opaco com 18 meses de barrica. Este vinho é um néctar dos vinhos, Aromas de baunilha, creme de cassis, com um sedoso sabor de frutas negras , seco médio, romã.

 

O Ataya se utiliza da vinificação tradicional da região de Central Valley, conhecida por produzir uvas excepcionais. A maceração principal é feita a frio durante dois dias, o que preserva as propriedades das uvas utilizadas na produção desse vinho que pode ser armazenado por até 10 anos sem perder as suas características.

 

Notas do Produtor: De cor vermelho rubi intenso este vinho apresenta aromas de frutas vermelhas como ameixa e cerejas. De estrutura firme e taninos marcantes. Percebe-se passagem por madeira deixando-o elegante e macio.

 

Produtor: Ataya. Tipo: Tinto. Região: Central Valley. País: Chile. Uva: Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah e Carmenere. Graduação Alcoólica: 14%. Temperatura de Serviço: 15º C a 18º C. Combinações gastronômicas: Ideal para carnes vermelhas, massas e todo os tipos de queijos. Safra: 2014. Valor 138,00.

 

Vinhos e Magias – Pratos

Pratos da nossa quinta aula do curso castas e vinhos

 

Prato 1 :

Camarão Ajillo  (prato espanhol , alho laminado cozido no azeite e vinho branco , em sequência vem os camarões com pimenta calabresa )

Lombo de jacaré grelhado aos alunos com alergia a camarão

 

Prato 2

Bacalhau no forno com batatas , pimentões,  cebola roxa e alho

 

Prato 3

Carré de  cordeiro grelhado.

 

Abaixo vídeo com Olinaldo explicando como os pratos foram feitos.

 

 

Vinhos e Magias – Fotos

A página pública do Facebook do Cultura Alternativa tem várias fotos de diversas coberturas e matérias que fizemos. Curta a página e as mais de 50 fotos da quinta aula do VI Curso de Vinhos neste link – Quinta Aula do VI Curso de Vinhos.

 

Vinhos e Magias – Filme

Fizemos um breve filme desta aula. Na Tv Cultura Alternativa tem quase 1.000 vídeos à sua disposição.

 

Vinhos e Magias – Agradecimentos

Eu fiz os agradecimentos por parte do Cultura Alternativa, se não me falhe a memória, Roberto Aguiar agradeceu por parte dos alunos. E no grupo de Whatsapp Márcio Garcia enviou a mensagem abaixo:

 

Também eu agradeço imenso. De cliente a discípulo! De modo despretensioso, autêntico e original, nosso Olinaldo foi além das melhores expectativas. Felicitações extensivas a sua equipe e a Verônica. Por igual, saúdo nossos corretíssimos anfitriões do Cultura Alternativa. Viva a sociedade báquica brasiliense: “Vinum laetificat cor hominis” . Sigo ao dispor de todo. Afetuoso abraço.

 

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://culturaalternativa.com.br/

Leia também:

Curso de Vinhos – Champanhe sobre teu corpo, amor ímpar.

O IV Curso sobre o vinho da Castas & Vinhos Cultura Alternativa tem início

Vinho de várias uvas