2020 um ano de sucesso digital

Cultura Alternativa 2020 um ano de sucesso digital

Cultura Alternativa 2020 um ano de sucesso digital

Não vou falar de tristeza. Nem vou escrever sobre a pandemia.

Sobre estes temas a Globonews nos representa muito bem, bem como a CNN News. Quero falar do sucesso do Cultura Alternativa na área digital, um sucesso único, nunca em um ano, conseguimos tanto avanço digital, quanto em 2020.

TV Cultura Alternativa

Em 2020 nosso canal no YouTube, a TV Cultura Alternativa, até junho, tinha cerca de 200 inscritos.

A partir de junho, o sucesso foi tamanho, que chegamos em dezembro com 2400 inscritos. Esse sucesso foi possível devido a uma ideia inovadora.

Começamos a dar voz a todos os brasileiros com curadoras voluntárias de pauta. As curadoras colocaram seus conhecidos para entrevistarmos e o canal cresceu em inscritos e pessoas que ativaram as notificações.

O modelo da entrevista também é inovador. Falamos sobre temas, onde inclusive, eu exponho minhas ideias como se fosse um entrevistado. O primeiro tema é cada um se apresenta, o penúltimo cada um fala da sua obra e o último cada um fala o que desejar. On-line, definimos os outros temas e isso aguça a cultura e o raciocínio rápido de cada um. Os que se acham, os mascarados e egocêntricos, têm que ouvir os que são menos famosos e podemos difundir, num mesmo programa, o ser humano por inteiro.

Não há como se fazer um canal, uma Tv, só com “amiguinhos”. Precisamos de pautas que atraiam ou entrevistados que contagiem quem os admira, para assisti-los, e ao assistir, se inscreverem no canal e ativar as notificações, proporcionando assim, um melhor ranqueamento do programa no algoritmo do you tube.

Transformamos a redação do portal de notícias Cultura Alternativa num estúdio de televisão. Adquirimos luzes diversas, de diversos tamanhos e potência, microfones diversos e aplicativos para as transmissões ao vivo com destaque para o Zoom e Streamyard.

Começamos fazendo o óbvio, “lives” no Instagram. Depois, passamos a transmitir através do zoom para uma plataforma, a Tv Cultura Alternativa no You Tube. E finalmente, através do Streamyard, para três plataformas ao mesmo tempo, ao vivo, atingindo cerca de 40 mil pessoas.

Em junho estavamos quinta página de pesquisa do Google quando digitada a expressão “Tv Cultura Alternativa”. Hoje, em Dezembro, na primeira página, número um, frente a milhões de resultados. Um sucesso absoluto reconhecido pelo You Tube que nos mandou mensagem elogiando nosso trabalho nesta plataforma.

Cultura Alternativa 2020 um ano de sucesso digital

O portal de notícias Cultura Alternativa

Sob a batuta da editora Agnes Adusumilli, nosso portal cresceu e obteve mais acessos numa ascendente sem fim. Foram publicadas várias matérias semanalmente fazendo com que nossa editora trabalhasse 16 h por dia.

O portal obteve tanto sucesso, que no final do ano, recebemos vários e-mails solicitando a inclusão de empresas e outras informações em matérias publicadas. Eles terão seu espaço, uma parceria frutífera para o portal, se incluirmos alguma empresa ou empreendimento em matérias já publicadas.

Toda as atualizações do wordpress foram feitas. Ficamos em manutenção no máximo duas vezes.

Novos aplicativos foram adicionados à plataforma. E nosso web designer, Eduardo Salerno, afinou-se cada vez mais com nosso sucesso. Ele merece ser contactado por você, leitor, quando você quiser fazer um “site”. É fácil a comunicação ele que é um mestre e apareceu para nos modernizar há vários anos.

Agnes Adusumilli tem se dedicado infinitamente ao portal.

As Redes Sociais

Com as entrevistas transmitidas ao vivo, os “stories”, “reels”, do Instagram, plataforma que sempre está em atualização, foram bem utilizados. Agnes implementou uma programação visual único onde sua filha Aline, proprietária da empresa Brisa, tem ajudado muito.

Foi um trabalho diário e o “feed” comprova isso.

O Facebook, que muitos têm esquecido, não foi esquecido por nós. Lá o público é outro, diferente do Instagram, e um portal de notícias tem que ser visto por todos os públicos.

Hoje temos fãs, seguidores que nos valorizam, pois, sabem da seriedade e dedicação do nosso trabalho.

A Moda

O brasileiro é muito guiado pela moda, já dizia um compositor da MPB “ê, vida de gado, povo marcado, povo feliz “. Nossas ações para 2021 não seguirão a moda. Se todos estiverem tendo uma determinada atitude, levaremos nossas ações para um outro rumo. A unanimidade, já diziam os mais surtados, é burra.

Por exemplo, este ano quando as “lives” se proliferaram, nós seguimos novos caminhos e é assim que queremos ser, diferenciados.

Escrevo esta matéria digitando? Não. Ditando? Sim. Estou onde? Esteja onde estiver, posso trabalhar, posso inovar, posso ditar, posso digitar, para isso temos que ter uma aparelhagem moderna, e aqui nós temos tudo iPad, iPhone, Android, enfim, tudo.

Nossas conexões de internet são cinco. Tem conexões móveis da Vivo e Claro, fibra ótica da OI, internet mais potente da NET, entre outras. Nossos notebooks são de última geração, adquiridos na B&H de Nova York. Estamos atentos à inovação e seremos os primeiros a possuir tudo que for lançado no mercado para bem servir nossos leitores e nossos Web espectadores.

Assim que formos imunizados, com segurança, voltaremos a viajar o mundo inteiro e pretendemos morar em diversas cidades para informar tudo a você sobre arte, cultura, turismo. A pauta será extensa e a notícia intensa.

Estamos empolgados com o ano que se aproxima, 2021 será nosso ano, isso se Deus estiver conosco, se Deus nos der saúde e temos que ser parceiros dele em nossas medidas sanitárias. Deus e Jesus são nossos mestres.

Por fim, este ano foi de sucesso absoluto no Cultura Alternativa. Sucesso digital com uma aprendizagem diária, atualizações, aquisições. On-line estivemos e estaremos sempre.

A pandemia terminando, não vai diminuir nossa sede pela tecnologia, pelo novo, pelo estar na sua casa, no seu espaço, onde você estiver. Nosso canal não vai parar, nem seguir as ações da grande massa. Sempre vamos inovar e proporcionar a você caminhos para ser noticiado e sentir a notícia. Por isso, esteja atento e intenso, e esteja conosco em todos os momentos.  

ANAND RAOAnand Rao

Editor do Cultura Alternativa