Prêmio Kindle de Literatura - Cultura Alternativa

Prêmio Kindle de Literatura

Prêmio Kindle de Literatura

‘A voz que ninguém escutou’, de Renan Silva, vence o 8º Prêmio Kindle de Literatura. Obra que aborda questões relacionadas à saúde mental.

Prêmio Kindle de Literatura

A voz que ninguém escutou, de Renan Silva, foi o livro vencedor da 8ª edição do Prêmio Kindle de Literatura. Segundo o Prêmio, o livro “entrelaça quatro histórias que revelam as diferentes faces da luta pela justiça e pelo amor”.

O prêmio Kindle é realizado pela Amazon Brasil em parceria com o Grupo Editorial Record e TAG Experiências Literárias.

A voz que ninguém escutou é a de Maria que decide fugir da miséria e violência levando dois filhos para a capital na esperança do tão desejado emprego. É a voz de Inácio, um menino sequestrado e escravizado por um fazendeiro inescrupuloso, em busca de uma família para si.

É a de Inês, a filha da empregada doméstica que sobrevive nos fundos da mansão de um poderoso banqueiro vivenciando cotidianamente as diferenças de classe, sonhando com um Brasil mais justo.

É a voz de Vânia uma jornalista que acaba de assistir à tragédia de sua mãe e após uma grande revelação tenta reconstruir sua história ao mesmo tempo em que encontra novas formas de amar. É a voz deste que escreve estas palavras. É a voz de um país que esqueceu de lembrar do passado.

Segundo Renan, a obra aborda questões relacionadas a saúde mental e escrevê-la o ajudou a lidar com suas questões pessoais. “Meu livro fala sobre saúde mental, acho que é importante a valorização disso, até mesmo de políticas públicas.

Acho que essa é a ideia, um ativismo para fazer pensar na saúde mental como uma coisa relevante. Essa é a mensagem que quero trazer, um ativismo literário e que a literatura possa chegar cada vez mais longe impactando cada vez mais a vida das pessoas”, disse, em seu discurso de agradecimento.

O júri desta edição foi composto por Eliane Potiguara, Eliana Alves Cruz e Marcelino Freire.

Renan Silva leva o prêmio de R$ 50 mil, sendo R$ 40 mil como um prêmio em dinheiro e R$ 10 mil em adiantamento dos direitos autorais pela publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record.

A obra também terá uma edição especial pela TAG Experiências Literárias e será enviada aos seus assinantes da modalidade TAG Curadoria.

Além disso, todos os finalistas terão as suas obras produzidas e distribuídas em formato de audiolivro pela Audible, aumentando as oportunidades de alcançar um público ainda maior.

“Esse momento de celebração marca o encerramento de mais uma edição de sucesso do Prêmio Kindle de Literatura. Ficamos muito felizes e orgulhosos de todos os finalistas e escritores que participaram dessa edição e das anteriores”, comentou Ricardo Perez, líder do negócio de livros da Amazon no Brasil.

Ao PublishNews, ele acrescentou: “Acho que é um trabalho em progressão, o fato de estarmos no oitavo ano do prêmio não é à toa. Os prêmios se tornam relevantes conforme eles têm consistência e vão sendo repetidos. Ficamos bem felizes em ver que na pesquisa popular sobre os prêmios de literatura mais conhecidos no Brasil, o Prêmio Kindle aparecer super bem-posicionado. Acho que essa consistência do Prêmio é o segredo”.

O prêmio Kindle tem como objetivo reconhecer autores e autoras independentes do Brasil que puderam inscrever suas obras por meio do Kindle Direct Publishing (KDP) – ferramenta de autopublicação da Amazon que permite que autores independentes publiquem seus trabalhos e tenham controle sobre sua obra, capa, conteúdo e preço, podendo receber até 70% de royalties.

“Se pegarmos a história toda desses anos de KDP a gente tem mais de 200 mil obras publicadas em português e é uma missão conseguir contar para cada vez mais pessoas que existe uma ferramenta de autopublicação que é super simples, fácil de usar e que se você tem um arquivo Word com um esboço de um livro, é muito simples transformar isso numa obra pelo KDP”, comemora Perez.

Sem revelar números, Perez também comentou sobre a boa evolução do Kindle Unlimited. “Ele vem num crescimento contínuo e se tornando cada vez mais um serviço conhecido, massificado e que os clientes gostam e consomem. Temos um público muito específico que consome e-books de KDP que estão publicados no Unlimited. Acho que o modelo de assinaturas de e-book está sendo muito vencedor para a gente e estamos sempre pensando em como oferecer novas possibilidades para os clientes consumirem leitura e o Kindle Unlimited é uma boa resposta”.

Post atualizado em 27.02.2024 as 17h

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