Veneza, cidade onde viveu Giacomo Casanova será uma das cidades a serem visitadas pelo Cultura Alternativa, na Itália.
É claro que vamos visitar o Museu “Casanova Museum and Experience” que conta a história do bon vivant Giacomo Casanova (1725-1798), escritor e aventureiro italiano cuja morte completa 220 anos em 2018.
Na revista planeta (leia matéria completa) há toda sua história de vida e seus mistérios.
Poucos personagens foram tão controvertidos e tiveram vida tão conturbada no seu tempo quanto o célebre conquistador italiano, convertido em atração turística da cidade das gôndolas.
Ele começou cedo. Aos nove anos, relatou que já mantinha relacionamento íntimo com a balzaquinha Bettina Gozzi, irmã do abade encarregado de sua educação.
Aos 15, já tinha certa experiência. Entregue aos cuidados da avó desde cedo – a mãe atriz viajava constantemente com uma companhia de teatro e o pai morreu quando tinha 8 anos -, passou parte da adolescência em Pádua, onde residiu na casa do sacerdote enquanto estudava direito na universidade.
Aprendeu filosofia, matemática, música e medicina. Foi nessa época que o libertino italiano Giacomo Giramolo Casanova (1725-1798) despertou para dois vícios que o celebrizaram: o jogo e as mulheres.
O Casanova Museum and Experience foi aberto agora no início de abril no Palazzo Pesaro Papafava, em Veneza.
Ocupando seis salas, traz aos turistas e visitantes instalações como exibição de cenas, projeções de imagens e reconstruções de cenários visitados por Casanova.
Algo muito inspirador conhecer a história do bon vivant Giacomo Casanova um aventureiro, conquistador que em durante toda sua vida de jogos, mulheres traga a Veneza a beleza de sua época retratada em documentos e as situações que passou.
Já imagino ele fugindo pelas vielas, becos e por que não canais venezianos.
Após a visita te contarei mais sobre essa nobre experiência. Aguardem.
O site Palazzo Pesaro Papafava
Calle de la Racheta, 3764
30121 Venezia
Agnes Adusumilli