55º Festival de Inverno de Campos do Jordão: música, cultura e formação gratuita
Entre os dias 5 de julho e 3 de agosto de 2025, o estado de São Paulo será palco de um dos maiores eventos de música clássica da América Latina: o 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Com 76 apresentações totalmente gratuitas, o festival promete emocionar o público com uma programação diversificada, que mescla grandes nomes da música erudita, novos talentos e espetáculos de dança contemporânea.
Os concertos serão distribuídos entre oito espaços culturais, sendo quatro em Campos do Jordão e quatro na capital paulista.
Na cidade serrana, o Auditório Claudio Santoro, o Parque Capivari, a Capela do Palácio Boa Vista e o Espaço Cultural Dr.
Além receberão o público com atrações aos fins de semana e, em alguns casos, também durante a semana.
Festival de Inverno de Campos do Jordão
Já na capital, os espetáculos ocorrerão na Sala São Paulo, na Sala do Coro, no Instituto Presbiteriano Mackenzie e na Estação Motiva Cultural, onde será realizada a Jornada Paulista de Dança, entre os dias 10 e 12 de julho.
Além da programação artística, o festival se destaca por seu módulo pedagógico.
Neste ano, 141 bolsistas terão acesso a cerca de 1.200 horas de formação intensiva, com aulas de música de câmara, prática orquestral, regência, piano, violão e música antiga.
Vale destacar a criação do Prêmio Anna Laura de Música Antiga (PALMA), que reconhecerá jovens talentos com valores entre R$ 3.000 e R$ 10.000.
Dica de leitura – Vamos viajar? Segue as dicas.
Dessa forma, o festival reafirma seu compromisso com a democratização da cultura e o incentivo à formação artística.
Por fim, é importante ressaltar que todos os eventos são acessíveis e os ingressos gratuitos devem ser reservados com até cinco dias de antecedência, pelo site oficial.