Dia da Poesia: conheça cinco autores nacionais
Você ama poesias? Pois então aproveite que está chegando uma comemoração muito especial: 21 de março é o Dia Internacional da Poesia.
O Dia da Poesia foi criado durante a Conferência Geral da Unesco em novembro de 1999, com o objetivo de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia em todo o mundo.
A data é celebrada anualmente em 21 de março, coincidindo com o equinócio de outono no hemisfério sul e de primavera no hemisfério norte.
Vale lembrar que há também o Dia Nacional da Poesia, em 31 de outubro, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, criado por uma lei brasileira no ano de 2015.
Dia da Poesia
E, claro para brindar os amantes desta arte, conheça algumas leituras para inspirar sua alma poética. Confira:
Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade – a obra mostra o poeta atento aos acontecimentos políticos de sua época.
Esse autor humanista lamenta que as pessoas mantenham olhos cerrados para o mundo, a ponto de permitir a violência — a Segunda Guerra Mundial e a ditadura getulista — e de trocar a compaixão pelo egoísmo de quem vive fechado em si mesmo ou em um “terraço mediocremente confortável”.
Poemas completos de Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa – o livro narra em versos simples e em tom de parábolas, tudo se tece em torno da natureza contemplada. Alberto Caeiro é o heterônimo- “mestre” de todos os heterônimos de Fernando Pessoa.
Seu processo criativo é espontâneo e de completa naturalidade. Seus poemas são sua própria biografia.
Cânticos, de Cecília Meireles – o livro reúne 26 poemas inéditos de Cecília Meireles, todos eles de caráter intimista e introspectivo, alguns com mote vinculado à eternidade e à autodescoberta.
A obra permite ao leitor observar os manuscritos da autora, oferecendo a rara oportunidade de compartilhar alguns de seus processos de produção poética.
Fases Intimistas, de Isa Colli – em seu livro ‘Fases Intimista’, a autora reúne poesias, contos e reflexões que abordam temas como felicidade, valor da amizade, poder das palavras, memórias, dor, amor e fé, entre outros sentimentos intensos que permeiam a sua vida.
Poesia com rapadura, de Bráulio Bessa – Este livro traz poemas nacionalmente conhecidos pelo público por meio da TV, além de outros inéditos e guardados no coração do poeta.
Um apanhado de afetos que versam sobre o Nordeste, o amor, a fé e tudo que há de belo na vida, como bem diz o autor.
Vamos de leitura