Vícios de Linguagem - Língua Materna e Língua Estrangeira - Dia Internacional da Língua Materna - Cultura Alternativa

Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna é uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para celebrar a diversidade linguística e cultural do mundo e promover a preservação e o uso das línguas locais como patrimônio imaterial das nações.

Celebrado anualmente em 21 de fevereiro desde 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem como objetivo destacar a importância da diversidade linguística e incentivar a preservação das línguas ameaçadas de extinção.

A data foi escolhida para lembrar o massacre de estudantes que protestavam pelo reconhecimento do bengali como língua oficial do Paquistão em 1952.

De acordo com a UNESCO, existem cerca de 7.000 línguas faladas em todo o mundo, e mais da metade delas corre o risco de desaparecer nos próximos anos.

A perda de línguas locais não apenas para as comunidades que as falam, mas também para a humanidade como um todo, já que cada língua é uma fonte única de conhecimento, tradições e culturas.

A preservação das línguas locais é importante não apenas para garantir a diversidade cultural, mas também para promover a igualdade e a inclusão.

Quando as línguas locais são suprimidas ou negligenciadas em favor de línguas dominantes, isso pode levar à discriminação, à marginalização e à exclusão social de certas comunidades.

Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna serve como um lembrete da importância da diversidade linguística e da necessidade de valorizar e preservar as línguas locais.

Promovendo o multilinguismo, nos traz benefícios sociais, culturais e econômicos para as comunidades e para o mundo em geral.

A Língua Materna é uma oportunidade para celebrar a riqueza da diversidade linguística e cultural do mundo e para conscientizar sobre a importância da preservação das línguas locais como patrimônio imaterial das nações.

Dia Internacional da Língua Materna

Especialistas celebram renascimento do português em Timor-Leste

Uma herança que contribuiu com a luta pela independência. Uma escolha estratégica no cenário geopolítico. Uma fonte de conexão com a alma nacional. Foi assim que vários timorenses descreveram o papel da língua portuguesa em Timor-Leste, a nação do sudeste da Ásia.

Uma ex-colônia de Portugal, Timor-Leste foi anexado pela Indonésia nos anos 70. Em 2002, o país restaurou sua independência e decidiu fazer do português sua língua oficial.

A preservação e expansão do idioma nesta remota ilha reforça a mensagem do Dia da Língua Materna de 2025, que enfatiza a diversidade linguística.

Anand Rao e Agnes Adusumilli

Redação Cultura Alternativa

Cultura Alternativa