Insight Cultura Alternativa – Clério José Borges e Anand Rao – Academias e literatura

Insight Cultura Alternativa – Clério José Borges e Anand Rao – Academias e literatura

Neste programa os dois abordaram os seguintes temas: a) Academias, sindicatos, associações de literatura; b) A arte de publicar livros; c) A arte de divulgar livros; d) O livro impresso e digital; e) Aceitar críticas; f)  Tecnica para escrever (Inspiração ou Transpiração). f) Apoio financeiro para a literatura.

Assista o programa

Inscreva-se no canal, ative as notificações, o sininho, deixe seu like e assista:

Quem é Clério José Borges

Clério José Borges é Comendador, Historiador, Poeta, Escritor, Trovador e Mestre da Cultura Capixaba. Nasceu no dia 15 de setembro de 1950, no bairro de Aribiri no Município de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo. Nome completo, Clério José Borges de Sant Anna. Filho do Estivador Manoel Cândido de Sant Anna e da Costureira Lyra Borges de Sant Anna, com Curso de Corte e Costura e Bordado, patrocinado pela Empresa de máquinas de costura e bordado Singer.

É morador do Município da Serra, ES, desde o dia 20 de fevereiro de 1979, data em que se mudou de Vila Velha para o bairro Eurico Salles, no Distrito de Carapina. Fundou e presidiu desde 1º de julho de 1980 o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em geral, que no dia 18 de novembro de 2017 transformou-se na ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, também denominada de Instituto Projeto Social ACLAPTCTC. Foi fundador e primeiro Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, de sigla ALEAS, fundada no dia 28 de agosto de 1993, no Município da Serra na Região Metropolitana da Grande Vitória, ES. 

É Cidadão Vilavelhense por nascimento e Cidadão Serrano, desde 26 de dezembro de 1994. É ainda Cidadão Cariaciquense, da cidade de Cariacica, ES, desde o dia 14 de julho de 2022. Foi Jornalista dos Jornais A Tribuna e O Diário, de Vitória, ES, onde atuou de Foca (jornalista iniciante) a Chefe de Reportagem, se especializando como comentarista e crítico de filmes. No Conselho Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo foi Conselheiro Titular da área de Literatura, de 1989 a 1993.

Foi Conselheiro Suplente e Conselheiro Colaborador de 1993 ao ano 2002. No Conselho Municipal de Cultura da Cidade da Serra foi Conselheiro Titular da Câmara de Literatura de 24 de setembro de 1997 a 20 de Julho de 2012, ou seja, durante o período de 14 anos, 09 meses e vinte dias.

É Senador da Cultura, no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil desde o dia 11 de maio de 2004. Foi reconhecido oficialmente como Mestre da Cultura Capixaba em 30 de setembro de 2023, em evento folclórico realizado na Praia da Costa, na cidade de Vila Velha, ES, pela Associação Capixaba de Cultura e Arte, coordenado pela Produtora Cultural, Maria Suzi Costa Nunes. Formado em Técnico em Contabilidade, cursou Direito e Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo. 

Clério possui mais de quinze livros publicados, sendo alguns individuais e outros como organizador de Coletânea e Antologias. Destaque para as obras: “História da Serra”, melhor Livro do Ano de 1988; “Serra, Colonização de uma Cidade”; “Dicionário Regional de Gírias e Jargões” e “A Mulher Heroína do Queimado, Aisha Keto Korowe Detokumbo, Benedita Torreão, Princesa que veio de além-mar” cujo lançamento ocorreu dia 08 de Julho de 2024 no Palácio do Governo, com as presenças do indígena e Acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak e do Governador Casagrande.

Insight Cultura Alternativa – Clério José Borges e Anand Rao – Academias e literatura

Programas – Insight Cultura Alternativa

Quem é Anand Rao

Anand Rao, renomado músico e escritor, tem uma vasta produção literária que começou com Sons do Beco e Terra Morena, ambos publicados pela Edição Navégus em 1979. No ano seguinte, deu continuidade à sua jornada com Do Verso ao Universo (Edição Navégus, 1980) e O Som e o Sol Crescente das Bocas Roxas das Moscas (Edição do Autor, 1980). Em 1981, lançou Traquinagens Anandescas e Hoje o Passado do Amanhã (ambos pela Edição Navégus) e também fez em co-autori com Mary Adusumilli, sua esposa à época, o livro O Encanto do Nosso Coração (Edição Mel-Rao). Em 1982, publicou O Grávido Brilho dos Olhos Teus (Edição Navégus) e Os Enigmáticos Mundos das Nascentes Ocultas do Homem (Rao Promoções Artísticas).

Nos anos seguintes, sua produção literária continuou a crescer com As Bocas Outras do Vento Calado (Rao Promoções Artísticas, 1983) e Transparências e Espelhos do Outro Lado da Lua (Edição Navégus, 1984). Em 1985, lançou O Plural Singular (Edição Du Bolso), seguido por O Uivo das Gotas da Alma (Edição A Casa do Poeta Marginal, 1986). Em 1987, apresentou O Vôo de Todos os Beijos (Rao Promoções Artísticas), e no ano seguinte, Poema das Gotas das Pedras em Infindas Magias de Crença e Fé (Rao Promoções Artísticas, 1988). Finalizando a década, publicou A Busca e o Encontro Comigo e Contigo (Rao Promoções Artísticas, 1989), seguido por A Trilogia dos Inquietos (Anand Rao Multiempreendimentos, 1990), consolidando sua carreira como autor multifacetado. Por fim publicou Poemas Domados Sob o Signo da Lua e Guarda Chuvas Essenciais (Edição Cultura Alternativa, 2024).

Escritor e músico desenvolveu ao longo de sua carreira uma série de CDs em parceria com diversos poetas, nos quais ele musicou de improviso os poemas de cada um. Entre essas colaborações estão títulos como Poemas de Edelson Nagues, Poemas de Jaqueline Serávia e Poemas de Jeovania Pinheiro, nos quais Rao trouxe sua musicalidade única para versos profundos. Em cada um desses trabalhos, a união entre poesia e música cria uma experiência artística ímpar, onde a espontaneidade do improviso se torna a essência do processo criativo.

Outros destaques incluem as parcerias com nomes como Celso Borges, em Musicando Poemas de Celso Borges e Jonas Worcmam, em Musicando Poemas de Jonas Worcmam, onde Rao explora diferentes texturas e temas, sempre respeitando a identidade poética de cada autor. Ao lado de autores como Nanda Fer Pimenta e Jorge André Silva, a criação de obras como Musicando Poemas de Nanda Fer Pimenta e Musicando Poemas de Jorge André Silva resultou em uma fusão de sensibilidade musical e poética.

Além das colaborações, Anand Rao também produziu álbuns autorais, onde tanto a letra quanto a melodia foram compostas por ele. Entre os exemplos de sua produção solo estão títulos como Beijo de Língua, Vinhos e Vinhos e Egopoema, nos quais sua visão artística multifacetada transparece de maneira intensa e pessoal. Essas obras autorais revelam a versatilidade do artista, que transita com fluidez entre parcerias poéticas e projetos individuais.

Sua obra inclui também CDs como Com Gelo e Lual Poético 2013, além de colaborações com poetas como Graça Carpes, resultando no CD Os Poemas de Graça Carpes. O improviso de Rao ao musicar os poemas de tantos poetas diferentes destaca sua habilidade de adaptação e seu profundo respeito pela palavra escrita, sempre buscando uma interpretação musical que amplifique a força dos versos.

É editor junto com sua esposa Agnes Adusumilli do grupo de comunicação Cultura Alternativa que tem TV, redes sociais e portal de notícias. No passado participou de diversos jornais entre eles o Jornal Navégus e dono das Edições Navégus, publicando antologias e etc. além de músico e escritor, ele é jornalista, e trabalhou durante 40 anos como assessor de imprensa no Senado Federal.

Durante a pandemia musicou vários poetas , articulou vários saraus, enfim, mexe com produção cultural e etc.

Insight Cultura Alternativa – Clério José Borges e Anand Rao – Academias e literatura

Contatos

Tv Cultura Alternativa 

Instagram: @cultura_alternativa

Facebook: @portalculturaalternativa

WhatsApp: 61 982027100

E-mail: portalculturaalternativa@gmail.com, anandrao@culturaalternativa.com.br

You Tube – @tvculturaalternativa

Portal de Notícia – culturaalternativa.com.br

REDAÇÃO SITE CULTURA ALTERNATIVA

Cultura Alternativa