Abram alas à música de Chiquinha Gonzaga!

Abram alas à música de Chiquinha Gonzaga

Abram alas à música de Chiquinha Gonzaga!


Ilustrador paulistano homenageia autora da primeira marcha de Carnaval do Brasil com livro infantil sobre uma cidade cinza que ganha cor por meio da música


O legado de Chiquinha Gonzaga continua inspirando gerações, e não só na música. Ô abre alas, a primeira marcha de Carnaval brasileira, composta por ela em 1889 é, agora, homenageada pelo ilustrador paulistano Duda Oliva. O livro homônimo, lançamento da Saíra Editorial, é destinado ao público infantil.

A obra mostra às crianças o poder que a música tem de transformar o mundo em um lugar mais feliz, divertido e colorido. O enredo começa quando uma misteriosa raposa invade uma cidade cinza e sem graça para levar música e arte aos moradores, que não podiam cantar nem dançar.

Abram alas à música de Chiquinha Gonzaga

“Nessa cidade, gente grande, que não gostava de muita coisa, mandava.

Então, gente pequena não podia nada: ninguém podia tocar nem uma música

nem outra…” (Ô abre alas, pág. 14 e 15)

Foi na praça central que a raposa decidiu quebrar o silêncio, e bastaram uma bela vitrola e uma flauta para soltar a melodia. No começo todos estranharam a música e reclamaram do “barulho”, mas isso não abalou a musicista.

Só precisou de um pouco de tempo para os moradores entrarem na dança e na cantoria, tomados pela alegria da boa melodia.

Ao final, com a missão concluída, a raposa se revela: eram crianças disfarçadas, com a deliciosa tarefa de levar alegria e diversão a quem estivesse triste.

E não poderia haver inspiração melhor que a música de Chiquinha Gonzaga, composição que inspirou o ilustrador paulistano – apaixonado por folclores, pelas imagens do mundo e pelas narrativas dos livros – a estrear na literatura.

Além de homenagear a musicista com uma obra rica em ilustrações e valores morais, o livro inclui, ainda, uma nota biográfica de Chiquinha, com suas lutas e bandeiras para além do universo das artes.

Sinopse: Uma cidade cinza, em que tudo era proibido, recebe uma visita inesperada que leva música, festa e alegria para renovar tudo por lá.

Sobre o autor e ilustrador: Criador de histórias e apaixonado por natureza, folclore e chás, Duda Oliva é um ilustrador paulista inspirado pelas imagens do mundo e pelas narrativas dos livros.

Biólogo e poeta amador na infância, cria ilustrações que se equilibram entre o realismo fantástico, o ativismo ecológico e a poesia escondida nos momentos cotidianos. Ô abre alas é seu livro de estreia e uma tentativa de trazer de volta música a lugares cinzentos.

Abram alas à música de Chiquinha Gonzaga

Ficha técnica

Título: Ô abre alas

Autor: Duda Oliva

Editora: Saíra Editorial

ISBN: 978-65-86236-07-1

Formato: 19,5 x 28 cm

Preço: R$ 35,00

Número de páginas: 48 páginas

Link de venda