Histórico e Desenvolvimento do Terminal
O Aeroporto Internacional de Vitória – Eurico de Aguiar Salles (código IATA: VIX) está localizado no bairro de Goiabeiras, a aproximadamente 10 quilômetros do centro da capital capixaba.
A origem do aeroporto remonta à década de 1930, quando foi instalada uma pista de terra batida, utilizada inicialmente pelo Aeroclube local.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o local passou por ampliações por meio de um convênio Brasil-Estados Unidos voltado para fins militares.
A pista de concreto foi inaugurada em 1946. O nome atual foi oficializado em 2006, em referência a Eurico de Aguiar Salles, político e jurista do Espírito Santo.
A partir de 2005, um projeto de modernização foi iniciado, com construção de novo terminal, ampliação da pista principal para 2.416 metros, instalação de pontes de embarque e ampliação do pátio. A entrega ocorreu em 2018, após paralisações e revisões no contrato de obras.
Instalações e Serviços Gerais
O terminal possui área construída de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Conta com 25 balcões de check-in, área de embarque e desembarque, espaço para lojas e alimentação, além de caixas eletrônicos, farmácia e lotérica. Há sinal de Wi-Fi gratuito no local.
A área comercial inclui estabelecimentos como cafeterias, lanchonetes, restaurantes, loja de conveniência, bancas de revistas, lojas de eletrônicos, livrarias e produtos diversos. Há funcionamento ininterrupto de algumas lojas, dependendo do horário dos voos.
O aeroporto disponibiliza serviços de proteção de bagagens no check-in, atendimento de achados e perdidos em horário comercial e facilidades de acessibilidade. A infraestrutura também contempla vagas de estacionamento, táxis e locadoras de veículos.
Aeroporto Internacional de Vitória
Sala VIP e Condições de Acesso
A única sala VIP do aeroporto é operada pela empresa Global Lounge Network. Está localizada na área doméstica, após o controle de segurança, no segundo andar, próximo ao portão 6. Foi inaugurada em 2021 e passou por expansão no ano seguinte.
A estrutura da sala inclui poltronas, mesas de refeição, estação de bebidas e alimentos, sala de TV, sala para crianças e espaço para reuniões. A permanência permitida no local é de até quatro horas, com acesso mediante pagamento ou participação em programas como LoungeKey ou Priority Pass.
O espaço opera em conformidade com os padrões estabelecidos pela operadora internacional e não abrange voos internacionais. A entrada depende de regras específicas do plano de acesso escolhido pelo usuário.
Administração e Concessão
Desde 2019, o aeroporto é operado pela Zurich Airport Brasil, empresa controlada pela suíça Flughafen Zürich AG. A concessão tem prazo de 30 anos e inclui obrigações de investimento e operação de infraestrutura, conforme contrato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A Zurich Airport Brasil também administra os aeroportos de Florianópolis (SC) e Macaé (RJ). O modelo de concessão prevê acompanhamento de indicadores de desempenho operacional e de qualidade no atendimento ao passageiro.
A empresa assumiu o terminal após processo de relicitação, com transferência da operação anteriormente feita pela Infraero. Os investimentos realizados incluem adequações operacionais e ações voltadas à segurança, eficiência energética e operação de cargas.
Aeroporto Internacional de Vitória
Malha Aérea e Operações de Carga
O Aeroporto de Vitória possui voos regulares domésticos conectando cidades como São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Campinas, Salvador, Manaus e Maringá. As principais companhias aéreas que operam no terminal incluem LATAM, GOL e Azul.
O aeroporto dispõe de pátio para aviação regular e aviação geral, com áreas de taxiamento e hangares de apoio técnico. A operação é monitorada pelo sistema de controle do espaço aéreo brasileiro e segue os protocolos definidos pela ANAC e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O terminal de cargas possui operação de voos internacionais para transporte de mercadorias, principalmente oriundas de Miami, nos Estados Unidos. Essas operações são realizadas por empresas logísticas, com apoio alfandegário e estruturas de armazenagem.
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Pequenas Falhas
Na noite de 7 de abril de 2025, o Aeroporto de Vitória enfrentou uma interrupção nas operações devido a um pico de energia que afetou a torre de controle.
A falha comprometeu os equipamentos operacionais responsáveis pelo gerenciamento do tráfego aéreo, resultando na suspensão de pousos e decolagens por aproximadamente seis horas. Durante esse período, 48 voos foram cancelados, impactando os passageiros e as companhias aéreas.
A Nav Brasil, empresa responsável pela operação da torre de controle, informou que o gerador de emergência, destinado a manter os sistemas ativos durante falhas na rede elétrica, também foi afetado. Equipes técnicas foram mobilizadas para restabelecer a energia e recuperar os sistemas essenciais.
A operação visual noturna foi retomada às 23h10, e às 1h20 do dia seguinte, as operações por instrumentos foram completamente restabelecidas.
A Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto, orientou os passageiros a entrarem em contato com as companhias aéreas para informações sobre o status dos voos e procedimentos de remarcação.
A EDP, concessionária de energia do Espírito Santo, declarou que não houve ocorrência na rede elétrica da distribuidora, indicando que a instalação interna é de responsabilidade do cliente.
Anand Rao e Agnes Adusumilli
Editores Chefes
Cultura Alternativa