Se água é vida , será que a tratamos com a devida importância?
Água, bem comum que precisa ser cuidado por todos
Talvez pela real abundância desse vital recurso no Brasil, a água não receba da sociedade o devido zelo, e imaginar que esse líquido seja infinito suscita acalorados debates.
Se água é vida – Impactos
A expansão geográfica do homem por novos territórios, a derrubada de matas e o grande uso da água na indústria e na agricultura, inclusive na produção de bens e de alimentos, são ações que impactam tanto na qualidade quanto na quantidade de água.
A poluição dos recursos hídricos se constitui num dos principais problemas para a utilização da água pelo homem. Um estudo da Fundação SOS Mata Atlântica realizado entre março de 2018 e fevereiro de 2019, com base na análise de 220 rios de 17 Estados, apontou que apenas 6,5% dos 278 pontos de coleta apresentavam qualidade boa.
Em quase 75% deles, a qualidade atingia patamares mínimos para poder ser utilizada para abastecimento humano. Entre os responsáveis por esses resultados estão a falta de tratamento de esgoto e o uso desregulado de fertilizantes químicos, entre outros fatores.
Se água é vida – Desperdício
Um outro problema que o Brasil precisa solucionar é o desperdício da água potável, ou seja, aquela que chega tratada às torneiras, pronta para o uso doméstico. De cada 100 litros de água tratada, 37% são desperdiçados por conta de vazamentos e ligações clandestinas.
No Brasil, as atividades agrícolas e pecuárias respondem pela maior parte da água utilizada no país, 72% do total, segundo a Agência Nacional da Água. O abastecimento urbano fica com 9%, enquanto a indústria utiliza outros 7%.
Tratar, poupar, evitar a contaminação e incentivar o reuso de efluentes nas indústrias são ações que a Proamb defende e estimula há quase 30 anos.
O assunto água é tão importante para a organização que um complexo laboratorial para gerar diagnósticos e apresentar soluções foi erguido para isso.