Artista não influencia mais

Artista não influencia mais

A folha é um jornal alinhado com as pautas politicamente corretas e publicou uma matéria com o título “Apoio da classe artística a Lula é menos influente que o esperado”. O subtítulo é “muitos eleitores ainda pensam que os famosos queiram votar no petista par viver “mamando nas tetas” do governo.

Artista Independente

Tenho entrevistado muitos artistas independentes. Parei um pouco, pois, as respostas são muito parecidas. Parece uma manada teleguiada pelas pautas politicamente corretas e um desconhecimento total de economia e política. A Folha não analisa este como um dos motivos. Eu creio que a quantidade de informação que temos hoje com notícias verdadeiras e falsas através das redes sociais influencia muito mais que o artista. Outra influência grande são das igrejas.

Artista não influencia mais

Decepção

Aos 61 anos eu que sempre glorifiquei artistas descobri que hoje estes têm que estudar muito para ter a minha admiração. Geralmente estudam suas áreas, o músico estuda música, mas, esquece de ter uma cultura geral. Tenho tido contato com vários que são desinformados, e outra, muitos na área da literatura têm orgulho de dizer que desconhecem de tecnologia. Deviam se envergonhar, principalmente, pós pandemia, pois, a vida nos mostrou que a tecnologia hoje é tudo no dia a dia inclusive da criação artística.

Artista e Fatos Diferenciados

Todo artista tem que buscar um fato diferenciado. A separação tem que ser noticiada ou seu dia a dia. Tem que fazer alguma performance chocante. Tem que ser isso ou aquilo. Mas, tem que marcar suas ações e se destacar. E tenho notado que se destacam por ações esdrúxulas e anormais. Me dá uma pena quando vejo isso. Eu mesmo fiz performances para me destacar usando técnicas do teatro e muitos acharam que eu estava bêbado. Só fiz as mesmas, pois, sou artista e se não fizer ninguém vai curtir meu poema.

Artista não influencia mais

Ê Vida de Gado

Outra coisa muito interessante é a opinião política da classe artística. Geralmente, 90% tem a mesma opinião. Se fizessem uma leitura a fundo sobre esta área e formassem sua opinião seria ótimo. Mas, a maioria quando lê, ou se informa, é superficialmente, nunca é com profundidade. Isto me incomoda e muito.

Busca por um tema

Passei o dia inteiro ontem buscando um tema para falar pós eleição. Os Institutos de Pesquisa erraram e deixaram muitos que lêem diariamente a ver navios. Isso me levou a dar um grito na redação do Cultura Alternativa enquanto jornalistas e donos dos Institutos buscavam uma narrativa para seus erros. Dei o grito, pois, não copio e colo releases e gosto de pensar, questionar e me aprofundar nas coisas. Um dos temas que citei é que os artistas não tinham mais influência e sim as redes e igrejas. E para minha surpresa de madrugada leio esta matéria na Folha. Parece até que sou o pauteiro deste veículo.

Artista não influencia mais

Enfim

Foi um primeiro turno que nos fez refletir. Os bolso mínios ou petistas que gritam à esmo têm sua influência. Mas, os silenciosos marcaram posição a favor da pauta de costumes. Contra as linhas editoriais dos veículos de comunicação. Eles pensam e têm posições. Só não têm tempo para ser influencers, artistas ou coisas do gênero. São eles, os silenciosos com sua educação e moral que pautaram o primeiro turno desta eleição. E mostraram para os artistas que seu verdadeiro lugar é a função de atuar na área artística, mas, de forma nenhuma comandar suas mentes e ações. Deram uma resposta também para os veículos de comunicação tradicional que estão anos luz perdendo para as redes sociais com essa linha editorial que mais parece propaganda e não jornalismo. Vamos ver como será o segundo turno.

Anand Rao

Editor Chefe

Cultura Alternativa