ARTISTA TRANSFORMA FAIXAS DE PEDESTRE COM CORES EM MADRID

DEIXANDO RUAS MAIS SEGURAS E DIVERTIDAS PARA CAMINHAR

Depois de criar uma instalação que permitia visitantes caminharem sobre as águas do Lago de Iseo, na Itália, o artista Christo trouxe mais cor para as ruas de Madrid em faixas de pedestre. Confira!

O trânsito de Madrid está mais colorido. O artista búlgaro Christo Guelov transformou faixas de pedestre da capital espanhola em verdadeiras obras de arte urbana. As tradicionais listras brancas foram intercaladas com diferentes formatos geométricos coloridos, como zigue-zagues, círculos e diamantes.

As faixas de pedestre de cores vibrantes são parte da série Funnycross, em que o artista trabalha com uma paleta de cores amigável para pintar padrões geométricos divertidos pelas ruas da cidade. O projeto combina conceitos de arte, funcionalidade e planejamento urbano.

O objetivo do artista é transformar o que parece aparentemente inexistente ou invisível em algo com uma presença real. Guelov quer ir além da estética e transformar a cidade em um ambiente mais seguro, melhorando o foco das faixas para o condutor e pedestres

A instalação ‘invade’ quatro travessias de pedestres perto de três escolas da região. As diferentes cores também são utilizadas para tornar a cidade um lugar mais empolgante para se caminhar.

 

“Abrir novos horizontes para a experiência humana tem sido a principal fonte de energia criativa, tanto na ciência e na arte “, diz Christo. “Para instigar algo aparentemente inexistente ou invisível para os outros e para fornecer uma nova presença, o mecanismo natural é gerar funcionalidade utilizando a arte”.

 

O artista pretende levar a intervenção para outras cidades da Espanha e pela Europa. Quem sabe a beleza simples de instalações como essa não inspire mais pessoas a deixarem o carro na garagem e andarem a pé?

Via/Via. Fotos: Guadalupe Sasubo e Rafael Perez Martinez  .

Fonte /followthecolours