Vilas do Alentejo - Site Cultura Alternativa

As incríveis vilas do Alentejo

Vilas do Alentejo

Região portuguesa tem vilarejos que parecem saídos de contos de fadas

Viajando pelo Alentejo, os turistas entendem bem porque ele é conhecido como a região mais autêntica de Portugal.

Espalhados por seu território estão inúmeros vilarejos encantadores, que apaixonam cada vez mais turistas com suas ruazinhas de pedra, castelos medievais e vistas avassaladoras.

Confira alguns deles!

Mértola 

Esta vila foi uma importante cidade do Império Romano e, depois, uma grande cidade muçulmana. Sua herança islâmica é uma das mais bem preservadas de Portugal, e por lá é possível encontrar até uma antiga mesquita onde funciona uma igreja.

O resultado é um destino heterogêneo, com edifícios e vestígios que contam uma história vasta e muito antiga. Para completar, Mértola fica em meio a um parque natural e tem uma vista deslumbrante para o rio Guadiana.

As incríveis vilas do Alentejo

Marvão

Este vilarejo também está na Serra de São Mamede, a 12 quilômetros de Castelo de Vide. Rodeado por muralhas de pedra, tem uma arquitetura fascinante, com muito granito, varandas de ferro forjado e janelas manuelinas. A vista para os campos é imperdível!

Arraiolos

Com um peculiar castelo circular, Arraiolos é famosa por suas tapeçarias, um dos artesanatos mais fascinantes do país. Além do colorido de seus tapetes, que decoram as frentes das lojas locais, a vila tem construções incríveis, como a Igreja da Misericórdia e a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, decoradas com belíssimos azulejos.

Monsaraz

Próxima da fronteira com a Espanha, Monsaraz é simplesmente apaixonante. Suas ruas de pedra e casinhas charmosas parecem combinar perfeitamente com os arredores. O castelo, que fica no topo da colina, garante um visual impressionante do lago Alqueva, que fica ainda mais bonito ao pôr do sol.

 Castelo de Vide

No topo de uma colina em plena Serra de São Mamede esta Castelo de Vide, que parece saída de um conto de fadas. Ruazinhas de paralelepípedo são ladeadas por casinhas brancas e, como se não bastasse, tudo fica repleto de flores. Neste vilarejo, a herança judaica é destaque, e uma antiga sinagoga se tornou um museu.

Vai a Portugal acesse estas dicas.

Cultura Alternativa