As rendas da artista dão um toque de beleza e delicadeza ao caos urbano.

As rendas da artista dão um toque de beleza e delicadeza ao caos urbano.

 ARTISTA UTILIZA GRAFITE, CERÂMICA E CROCHÊ PARA ESPALHAR A BELEZA DAS RENDAS ORNAMENTAIS PELO MUNDO

As rendas são tecidos tradicionais em diversas regiões do mundo, usadas normalmente em roupas, toalhas e em objetos com fins decorativos. No trabalho da polonesa NeSpoon, porém, as rendas saem do lugar-comum.

Elas invadem muros, ruas e até o tronco de árvores. Em suas instalações, a artista utiliza técnicas como grafite, cerâmica e crochê para criar os padrões ornamentais que espalha por diversas cidades.

Algumas das obras são pintadas diretamente sobre as superfícies, enquanto outras são feitas com argila ou bordadas e instaladas posteriormente. Todos os trabalhos são feitos à mão por ela mesma ou por artistas tradicionais com quem ela tem parceria.

Em entrevista ao site Women You Should Know, NeSpoon diz que suas obras estão entre a arte de rua, cerâmica e joalharia. “Eu uso produtos de um ofício antigo e de certo modo esquecido, a produção de rendas. Eu tento fazer arte positiva e invocar emoções positivas. Às vezes, no meu trabalho, eu comento sobre questões sociais e políticas que eu considero serem importantes”.

“Há um código de estética na renda que está profundamente enraizado em cada cultura”, conta NeSpoon. “Em cada peça encontramos simetria, e algum tipo de ordem e harmonia. Não é isso que nós todos procuramos instintivamente?”.

Neste ano, NeSpoon já realizou instalações em cidades da Polônia, Rússia, França, Portugal, Itália e Nova Zelândia.

Para conhecer mais seus trabalhos visite o Behance e Instagram da artista.

Fonte followthecolours