As Viagens de Oliva de Sandra Fayad – Por Anand Rao

As Viagens de Oliva de Sandra Fayad – Por Anand Rao

 

Sabidamente o mercado da literatura infantil é mais promissor, comercialmente, que o da poesia. Sandra Fayad, conhecida poeta, organizadora do Tertúlia Poética, deixou em nossa redação o seu livro “As Viagens de Oliva”, infantil, edição em português, feito Editora Art Letras e com tradução já feita pelo escritor Raul Larrosa para o espanhol.

No bilhete que acompanhava o livro diz Sandra “este livro é o número um de uma série de seis que pretendo publicar sobre animais em extinção” depois, solicita críticas serveras que deveriam ser feitas por nós. Buscamos em outros livros entregues na nossa redação, escritores para resenhar os mesmos para o portal mas, não obtivemos sucesso, ninguém tem tempo para resenhar livros independente alternativos. Nós fazemos críticas, difundimos arte e cultura, portanto, este texto é difusor.

Tendo participado do Portal como articulista, há muito Sandra não envia um artigo. Se voltar a enviar solicitamos sempre que para cada artigo que envie sobre uma atividade cultural de sua lavra, faça dois sobre a atividade dos outros. Portanto, Sandra, clamamos por sua volta.

Voltando ao livro é muito bem feito, todo em policromia, as ilustrações e capa são de Daniel Nascimento e espero que a Art Letras tenha visto nesta escritora e na publicação potencial e tenha arcado com os cutos da publicação pagando os direitos autorais à autora. Não temos essa informação. E a revisão foi feita por Tatiana André.

O livro é composto de quatorze capítulos todos falando da tartaruginha Olívia. Este que nos chegou está na sua primeira edição datada de julho de 2014 e se for adotado por escolas públicas e particulares logo chegará à segunda edição.

Sobre o tema abordado escreve o geografo Renan Smith “Oliva, a pequena tartaruga que atravessou o oceano atlântico, conta sua experiência nas páginas deste empolgante livro. Os cenários, as aventuras e as amizades de Oliva preenchem a vida de uma linda tartaruga marinha que nasceu no Brasil”.

Já Cláudio Rocha que faz a apresentação do trabalho escreve “neste livrinho você vai ler uma história de animais que vivem na terra e no mar. São informações interessantes e curiosidades sobre a vida das tartarugas marinhas contadas de um jeito divertido e ao mesmo tempo verdadeiro”.

Sobre Sandra Fayad a quarta capa revela, é escritora e economista, Associada à Associação Nacional dos Escritores (ANE), à Associação Cultural do Guará (Guararte), ao Sindicato dos Escritores do DF (SEDF) e membro correspondente da Academia de Letras de Catalão/GO (ACL) e da Academia de Letras e Artes Populares da Ceilândia/DF (ACLAP).

Não achamos como você pode solicitar o livro pela internet. Não encontramos nenhum email, tai uma falha do livro. Informamo, mesmo sem autorização da autora, que o facebook dela é (https://www.facebook.com/vovisster) e creio que lá você poderá adquirir o mesmo.

Longa vida escritora para você e sua obra.

Anand Rao

Editor do Portal Cultura Alternativa

www.culturaalternativa.com.br