Brasileiros aguardam vacina para viajar.

Brasileiros aguardam vacina para viajar

Brasileiros não se sentem confortáveis em viajar até a chegada de uma vacina

Reunimos novos dados, insights e conversamos com mais de 20.000 viajantes em 28 países para descobrir as tendências que vão mudar como vivenciamos as viagens em 2021 e no futuro


Poucas foram as esferas da nossa vida e do mundo que permaneceram iguais após o impacto sem precedentes da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Da mesma forma, o setor de viagens mudará para sempre devido a esse momento histórico.


Com grandes mudanças de comportamento e expectativas em relação às viagens, os viajantes estarão em busca de mais segurança, mais opções sustentáveis e destinos mais perto de casa, além de opções que combinem trabalho e viagens. Tudo isso fará com que as pessoas busquem mais valor nas viagens que farão no futuro.

A Booking.com – analisou entrevistas feitas com mais de 20.000 viajantes de 28 países, assim como insights a partir de pesquisas de acomodações e dados de recomendações, e o resultado foram 9 previsões sobre o futuro das viagens – para o próximo ano e o futuro.

Dois em cada três (66%) dos viajantes brasileiros dizem que não vão se sentir confortáveis em viajar até que exista uma vacina ou tratamento para o Coronavírus, mas a indústria continuará a se adaptar, respondendo prontamente à vontade das pessoas de viajar assim que isso puder ser feito em segurança.

Brasileiros aguardam vacina para viajar

SONHOS DE VIAGEM

Mesmo com todas as incertezas e as novas restrições de circulação, o desejo humano de viajar não diminuiu. Durante a quarentenas, dois terços (67%) dos viajantes brasileiros disseram que estavam animados para viajar de novo quando o período acabasse.

Além disso, 8 em cada 10 brasileiros (86%) disseram que passarão a valorizar mais suas viagens. Os viajantes também indicaram que planejam fazer um número parecido de viagens domésticas e internacionais nos 12 meses após a suspensão das restrições de viagem em seus países, assim como fizeram no ano pré-pandemia (Março de 2019 – Março de 2020).

O tempo que ficamos em casa aumentou nosso desejo de conhecer novos destinos: 65% dos viajantes do país querem ver mais do mundo, e 64% desejam viajar mais no futuro para compensar o tempo perdido em 2020.

Além disso, mais da metade (57%) dos brasileiros têm planos de fazer uma viagem para compensar uma data importante que passou batida devido à pandemia (como um aniversário ou casamento), enquanto 48% planejam reagendar uma viagem que teve que ser cancelada nos últimos meses.

VALOR VITAL

Os impactos financeiros da pandemia vão, inevitavelmente, fazer com que as pessoas busquem alternativas mais econômicas: 84% dos viajantes brasileiros prestarão mais atenção ao preço na hora de pesquisar e planejar suas viagens. Além disso, 78% estarão mais propensos a procurar promoções e descontos, um comportamento que deve permanecer por anos.

No entanto, o valor buscado pelos hóspedes irá além dos preços. Afinal, 8 em cada 10 (82%) brasileiros dizem que esperam que as plataformas de reserva aumentem a transparência em relação às políticas de cancelamento, processos de reembolso e opções de seguro-viagem. Além disso, 36% dizem que contar com uma acomodação reembolsável será essencial para sua próxima viagem, e 40% sentem o mesmo em relação à flexibilidade de alterar datas sem que haja cobranças. 

VIAGENS MAIS PERTO DE CASA

Com a pandemia, a busca por viagens locais aumentou, e, no futuro, ficar perto de casa vai continuar dominando os planos de viagem. Afinal,44% dos brasileiros ainda planejam viajar dentro do próprio país daqui a 7 a 12 meses, e 32% planejam fazer isso daqui a mais de um ano.

Já em relação a viagens locais, 55% pretendem conhecer um novo destino na região em que moram; 59% querem passar a apreciar a beleza natural da sua terra; e 63% planejam viajar para algum lugar – perto ou longe – que já conhecem, por esse ser um destino familiar.

Com uma demanda cada vez maior por experiências memoráveis, o uso do filtro por acomodações que aceitam pets mais do que dobrou desde o começo das restrições de viagem**, já que esses novos viajantes também precisarão de um lugar para ficar no futuro. Tudo isso também levará a um renascimento das viagens de carro, com as pessoas voltando a visitar destinos locais com uma paixão renovada para estimular os negócios e as comunidades locais que precisam se restabelecer.

SEGURANÇA E LIMPEZA EM 1º LUGAR

Os viajantes brasileiros (91%) tomarão ainda mais precauções devido à pandemia e buscarão ajuda da indústria de viagem para se adaptarem ao novo normal.

Com o aumento das expectativas, alguns destinos e empresas terão que trabalhar ainda mais para reconquistar a confiança dos viajantes. Afinal, 52% dos viajantes brasileiros vão passar a evitar alguns destinos, e 71% deles esperam que as atrações turísticas se adaptem para garantir o distanciamento físico.

Da mesma forma, 81% dos brasileiros só vão reservar uma acomodação se tiverem clareza sobre as medidas de saúde e higiene que foram adotadas, e o mesmo número dará preferência a acomodações que tiverem produtos sanitários e antibacterianos.

Além disso, metade dos viajantes do país (53%) vão evitar o uso de transporte público por medo de contrair o Coronavírus. Isso causará uma mudança de longo prazo na forma que as pessoas viajam para seu destino de férias e como circulam por lá. Mais pessoas passarão a utilizar carros para deslocamentos – alugados ou próprios.

SIMPLES PRAZERES

Assim como nós estamos aprendendo a conviver com as consequências da pandemia, os viajantes estão dispostos a aderir a uma nova forma, mais tranquila, de vivenciar o mundo, especialmente em contato com a natureza. Globalmente, desde o início da pandemia***, aumentaram na Booking.com as recomendações relacionadas a atividades como “fazer trilhas” (94%) e “descansar” (33%), assim como “aproveitar a natureza” (44%) e “respirar ar puro” (50%).

Além disso, nossas pesquisas mostram que 3 em cada 4 viajantes brasileiros (76%) vão passar a apreciar experiências mais simples, como ficar ao ar-livre ou curtir a família durante as férias, enquanto mais da metade (56%) também buscará experiências menos conhecidas, em áreas rurais, para que possam curtir ao máximo a natureza.

Quanto à acomodação, 43% dos viajantes brasileiros que buscam destinos ‘perto de casa’ estão preferindo ficar em casas de temporada ou apartamentos, em vez de hotéis. É uma grande mudança em relação a 2019, quando 60% dos viajantes do país preferiam se hospedar em um hotel****. Viagens para relaxar também estarão no topo do ‘novo normal’ no mundo das viagens. Mais de metade dos brasileiros (55%) dizem que esse é seu tipo de viagem preferida, seguida por férias na praia (51%) e viagens urbanas (14%).

METODOLOGIA

*Pesquisa encomendava pela Booking.

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