Sítio Roberto Burle Marx é escolhido como Patrimônio Mundial da Unesco

Roberto Burle Marx - Cultura Alternativa

Sítio Roberto Burle Marx é escolhido como Patrimônio Mundial da Unesco

Trata-se do 23º bem brasileiro a receber o título

O Sítio Roberto Burle Marx foi escolhido hoje (27) como Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O local é o 23º bem brasileiro inscrito na lista de patrimônios mundiais. Localizado em Barra de Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o espaço de 407 mil metros quadrados (m²) de área florestal abriga coleção com mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e subtropicais.

Clique aqui e veja a galeria completa de imagens do sítio, feita pela Agência Brasil

A candidatura brasileira foi apreciada durante a 44ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco que começou no último sábado (24) e vai até 31 de julho, na cidade de Fuzhou, na China.

Na reunião, o comitê analisa as candidaturas aos próximos patrimônios mundiais culturais e naturais.

Em uma rede social, o sítio disse que a inclusão na lista de patrimônios mundiais significa que estes bens tão especiais para o Brasil são também de “valor universal excepcional” para a humanidade.

“O Patrimônio Mundial é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas, buscando promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o planeta”.

Com informacoes da Agencia Brasil

Roberto Burle Marx

New York Botanical Garden: Brazilian Modern: The Living Art of Roberto Burle Marx

Uma fonte escultural cercada por plantas brasileiras.

Jardins exuberantes

Experimente os projetos paisagísticos ousadamente criativos e precisos de Burle Marx, que ganham vida em nossa maior exposição botânica de todos os tempos. Vastos e imersivos jardins, destacando plantas nativas do Brasil, incluem sua assinatura curvo, caminhos padronizados, uma característica da água escultural, uma parede viva e outros elementos de design transbordando com palmeiras, cicascos, aroides, bromélias, orelhas de elefante e muito mais.

Pintura colorida brilhante de Roberto Burle Marx

Arte Vibrante

Veja as pinturas, desenhos e tecidos de Burle Marx, inspirados na cultura e na natureza do Brasil, e como seu processo artístico o ajudou a definir as formas e formas de seus jardins. Descubra o Sítio, seu laboratório vivo e sua casa onde ele trabalhou e divertiu amigos e colegas, liderando botânicos, artistas, poetas e figuras culturais de todo o mundo.

Músicos de Batala New York tocando bateria.

As vistas e sons do Brasil

Aprecie as celebrações únicas de música e dança do Brasil – do Carnaval ao samba e da Capoeira ao jazz – e outros programas culturais que evocam a exuberância do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa que preencheu a vida e obra de Burle Marx no Brasil.

SABER MAIS
Uma exuberante encosta cheia de árvores e plantas.

Conservação no Brasil

Explore a defesa apaixonada de Burle Marx pela preservação dos ecossistemas nativos do Brasil e aprenda sobre a pesquisa de longa data e o impacto da conservação dos cientistas da NYBG na região.

A𝓰𝓷𝓮𝓼 𝓐𝓭𝓾𝓼𝓾𝓶𝓲𝓵𝓵𝓲 – 𝓡𝓮𝓭𝓪çã𝓸 𝓭𝓸 𝓒𝓾𝓵𝓽𝓾𝓻𝓪 𝓐𝓵𝓽𝓮𝓻𝓷𝓪𝓽𝓲𝓿𝓪