Carolina de Jesus – Doodle do Google comemora os 105º aniversário

Carolina de Jesus

Carolina de Jesus que é uma das mais importantes escritoras negras do Brasil.

Dia 14 de março de 2019 celebra os 105 anos do nascimento da escritora, autora de ‘Quarto de Despejo’ e outras obras

Carolina Maria de Jesus, recebeu uma homenagem na página inicial do Google nesta quinta-feira (14), o logo do buscador foi substituído pelo Doodle que traz uma ilustração com seu rosto em perfil


Doodle em homenagem ao 105º do aniversário de Carolina de Jesus – Imagem: google.com.br

Quem foi Carolina de Jesus?

Carolina de Jesus é considerada uma das mais importantes escritoras do Brasil, e também uma das primeiras escritoras negras do Brasil.

Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, no interior de Minas Gerais, no dia 14 de março de 1914.

Neta de escravos e filha de uma lavadeira analfabeta cresceu em uma família com mais sete irmãos. Recebeu o incentivo e a ajuda de Maria Leite Monteiro de Barros – uma das freguesas de sua mãe, para frequentar a escola.

Com sete anos, ingressou no colégio Alan Kardec, onde cursou a primeira e a segunda série do ensino fundamental. Apesar de pouco tempo na escola, Carolina logo desenvolveu o gosto pela leitura e escrita.

A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis.

Em 1960, publicou Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. Após o lançamento, a obra teve mais três edições, com um total de 100 mil exemplares vendidos e tradução para 15 idiomas.

O acervo da escritora está no Instituto Moreira Salles desde 2006: são dois cadernos manuscritos – Um Brasil para os Brasileiros: Contos e Poemas, e outra coletânea do mesmo gênero, sem título – além de um LP gravado em 1961.

A escritora morreu aos 62 anos, em São Paulo, em 13 de fevereiro, vítima de insuficiência respiratória.