Carrapa do Cavaquinho

Carrapa

Carrapa do Cavaquinho

 

Carrapa, cantor, compositor e instrumentista, apresenta um trabalho cativante e moderno, com ampla aprovação de público e de crítica por seu estilo inovador e peculiar.Desenvolve seu trabalho em torno do cavaquinho e da viola caipira, explorando ritmos como o samba, o maracatu e o frevo, tendo o choro como base. Traz como influências cadências variadas de músicos como Waldir Azevedo, João Bosco, Jimmy Hendrix e Hermeto Pascoal, além de uma pitada de Ravi Shankar e das violas brasileiras.

Licenciado em Música pela Universidade de Brasília, professor de cavaquinho na Escola de Música de Brasília, no momento é mestrando em música na UnB .

Com o grupo Liga Tripa, se apresentou em Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá, Patos de Minas, São Paulo e Goiânia e, representou o Brasil no V Encuentro Iberoamericano de la Cultura, ocorrido em 1995, na Nicarágua.

Gravou com Clodo, Climério e Clésio, tocou com Mário Lago, Joel do Nascimento, Paulinho Pedra Azul, Grupo Choro de Câmara, Dorina, Renato Mattos. Participou da trilha da peça Maroquinhas Fru-Fru de Maria Clara Machado, composta por Carlos Lyra (Prêmio Coca-Cola).

Gravou o CD independente Carrapa do Cavaquinho e Cia. de Música. Esse trabalho foi selecionado para o Prêmio Sharp em 1998, e premiado pelo Projeto Itaú Cultural em 2001. No mesmo ano participou do Mercado Cultural em Salvador.

Em 2005, pelo Projeto Pixinguinha, se apresentou no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Guaratinguetá. Em outubro viajou para a Europa, como convidado do Festival Pulso y Pua, fazendo várias apresentações em La Coruña na Espanha. Ainda no mesmo ano apresentou-se na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, pelo Projeto Trem das Artes.

Divulga constantemente o chorinho e suas músicas instrumentais, em várias Rodas de Choro em Brasília – Clube do Choro, Tartaruga, Feitiço Mineiro – assim como em São Paulo, Cuiabá e Fortaleza.

Em julho de 2009, volta à Europa. Desta vez apresenta-se na Itália, em algumas cidades da Sicília: Trapani, Lido Valderice e Palermo. Nesta última tocou como convidado especial da Escola de Samba Fala Brasil, na Villa Pantelleria e na Villa Filipina. Ainda naquele ano participou do V Festival de música instrumental de Cavalcante – GO.

Em 2010 participou do Concerto Cabeças Brasília 50 anos e em Abril de 2011 seu trabalho é objeto de estudo em congresso realizado na Faculdade de Belas Artes em Lisboa. Em maio de 2011 se apresenta em Pordenone na Itália e em julho volta à Sicília para repetir a ¨tourne¨de 2009. Em agosto de 2011,estréia sua nova banda no Clube do Choro e em outubro faz show no aniversário do Lago Norte.

Em 2012 foi contemplado, pelo FAC, com a gravação do seu segundo CD: “Café Centro Oeste” e ingressa no Curso de Mestrado na UnB com o projeto “Tradição e Inovação na Prática do Cavaquinho Brasileiro”. Em julho de 2013, fez nova viagem à Itália, divulgando nossa cultura.

Contato: carrapadocavaquinho@yahoo.com.br
(61) 35416297 /  (61) 9966-0099

Video da Banda: http://carrapadocavaquinho.wordpress.com/