Escritores negros dos tempos modernos
Que tal ler um bom livro ou poema?
Abaixo uma lista com alguns dos grandes escritores negros dos tempos modernos para celebrarmos seus legados e contribuições.
Conceição Evaristo
Escritora e vencedora do prêmio Jabuti por Olhos d´água, Conceição Evaristo é uma grande poeta e representante da literatura afro-brasileira.
Nascida em uma favela de Belo Horizonte, Conceição viu seu trabalho publicado pela primeira vez em 1990. Um tema comum em sua obra é a desigualdade social.
Entre suas obras está o livro Poemas da Recordação e Outros Movimentos, onde encontramos o poema Do fogo que em mim arde. Um trecho dele diz:
Sim, eu trago o fogo,
o outro,
aquele que me faz,
e que molda a dura pena
de minha escrita.
é este o fogo,
o meu, o que me arde
e cunha a minha face
na letra desenho
do autorretrato meu.
Escritores negros dos tempos modernos
Alice Walker
A norte-americana Alice Walker é consagrada como autora de A Cor Púrpura, que a rendeu o prêmio Pulitzer de Melhor Ficção e o prêmio National Book Award em 1993.
A obra também foi adaptada para o cinema e para o teatro musical. Na história, conhecemos Celie, uma jovem negra, semianalfabeta, oprimida e abusada que passa a enviar cartas à sua irmã desaparecida e a Deus. O romance ainda conta com muitos outros personagens negros e uma linguagem rústica.
O trabalho de Alice Walker enfatiza a mulher como protagonista e a vida afro-americana sob a ótica do relacionamento entre os próprios negros, não entre brancos e negros.
Langston Hughes
Langston Hughes foi um novelista, poeta, dramaturgo, colunista e contista pioneiro da poesia-jazz. Ele participou do movimento intitulado Harlem Renaissance, ao qual também estão ligadas as cantoras Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.
Uma de suas marcas era a mescla entre linguagem comum e forma culta. Entre suas obras de destaque está O Negro Fala de Rios, que celebra a resistência de sua raça, escrita quando Langston ainda era adolescente. Sua grande obra chama-se Harlem (Sonho Protelado):
O que acontece com um sonho protelado?
Feito uva ao sol
fica seco e enrugado?
Ou escorrido o pus —
fica que nem ferida, infeccionado?
Feito carne podre ele fede?
Ou açucara e forma crosta —
feito um doce melado?
Vai ver é como um fardo
que levantar ninguém pode.
Ou será que ele explode?
Tradução: Débora Landsberg
Escritores negros dos tempos modernos
Toni Morrison
A editora, professora e escritora de literatura afro-americana Toni Morrison trabalha em seus romances com a temática das mulheres negras do século XIX e XX.
Vencedora do Pulitzer, ela foi a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura, em 1993. Sra. Morrison é a mente por trás do romance Amada, de 1987, que depois foi adaptado à ópera e ao cinema, em filme estrelando Oprah Winfrey e Danny Glover.
Com elementos sobrenaturais, Amada conta a história da ex-escrava Sethe e a misteriosa nova moradora de sua cidade, a jovem Beloved (Amada).
Maya Angelou
Uma das grandes escritoras de todos os tempos, Maya Angelou inspira gerações há anos. Nascida Marguerite Ann Johnson, a escritora norte-americana escreveu poemas, autobiografias e foi ativista dos direitos civis.
Sua obra foi indicada ao Pulitzer e ao Grammy e entre suas fãs estão desde Oprah até Nicki Minaj. Um dos destaques de sua obra literária é o poema Ainda Assim me Levanto, publicado em 1978. Leia um trecho dele abaixo.
Você pode me fuzilar com palavras
E me retalhar com seu olhar
Pode me matar com seu ódio
Ainda assim, como ar, vou me levantar
Tradução: Francesca Angiolillo
O Cultura Alternativa publica com frequência diversos concursos literários, caso tenha conhecimento de algum nos envie.