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Coronavírus: veja comunicados de companhias aéreas

Coronavírus companhias aéreas

Em razão das últimas notícias sobre o coronavírus, companhias aéreas e distribuidoras de viagens estão divulgando novos comunicados em relação a medidas preventivas, como a possibilidade de alteração de voos que passam por regiões do norte da Itália.

AIR CANADA

A Air Canada suspendeu temporariamente todos os voos diretos de/para Pequim (PEK) e Shangai (PVG) até 10 de abril para voos saindo do Canadá e até 11 de abril para voos saindo da China. Os passageiros poderão remarcar suas viagens para até 30 de junho sem multas e diferença tarifária, caso a origem, o destino e a classe permaneçam os mesmos. Para viagens após 30 de junho, serão aplicadas apenas as diferenças de tarifa.

Para os passageiros que ainda não iniciaram sua viagem, os voos trans pacíficos devem ser remarcados em voos operados pela Air Canada. Já os voos de conexão na Ásia/Pacífico só podem ser remarcados em voos operados pela CA, ZH, NH, BR, OZ ou CX. Já para aqueles que já iniciaram a viagem, os voos de retorno só podem ser remarcados em voos operados por AC, CA, ZH, UA, NH, BR, OZ e CX.

Mais informações: (11) 3254-6630

AIR EUROPA

A Air Europa permitirá a alteração de bilhetes emitidos até 23 de fevereiro, de voos com saída ou chegada de qualquer aeroporto da Itália até 15 de março. A mudança deverá ocorrer na mesma classe do bilhete original, sem penalidade ou aplicando a diferença de tarifa. O voo deverá ser remarcado para até 15 de junho (partidas e chegadas) e a permanência máxima/mínima e reembolsos estão sujeitos às condições de tarifa.

Central de atendimento: 0800 892 3076

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AIRFRANCE E KLM

As operações da Air France e da KLM de/para o Brasil continua normais. Caso as autoridades de saúde locais notifiquem o setor aéreo para adaptar as suas rotas, ambas as companhias atenderão seguindo o padrão de atuação feito até agora. Para os agentes de viagens, as medidas comerciais e instruções de remarcação estão disponíveis no AgentConnct, na seção “News & Promotion” e “Schedule changes”. No mesmo site é possível conversar com os colaboradores via chat, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Central de atendimento: 0800 724 8352

AMERICAN AIRLINES

A American está em contato próximo com as autoridades locais de saúde pública internacionais e dos Estados Unidos e coordenando em conjunto todas as medidas necessárias relacionadas à saúde e segurança. No momento, a companhia ainda não reduziu a frequência de voos ao Brasil, mas segue monitorando a situação caso seja necessário realizar alguma atualização.

Central de atendimento: 3004-5000

AZUL

A Azul informa que está disponibilizando a opção de reembolso integral da passagem para clientes com conexão em Lisboa ou Porto e que têm como destino ou origem a Itália.

Em caso de dúvidas, os clientes com voos para o país podem procurar os canais oficiais de atendimento para esclarecimentos. Os números são: 4003 1118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (para demais regiões). Caso queira, o cliente também pode entrar em contato com a Azul por meio do chat disponível no aplicativo da empresa.

BRITISH AIRWAYS

A British Airways permitirá a alteração de voos com embarques até 2 de março nas cidades de Milão, Turim, Bolonha, Veneza, Bérgamo e Verona. Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade para até 31 de março.

Central de atendimento: 0800-761-0885

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CABO VERDE AIRLINES

A Cabo Verde Airlines decidiu suspender todos os voos entre Itália e Cabo Verde até 20 de março. Os passageiros com reservas para o período que ainda não iniciaram suas viagens poderão remarcar os voos para datas posteriores, sem quaisquer penalizações, ou receber o reembolso integral do bilhete não utilizado ou parte dele caso já tenham iniciado a viagem.

Mais informações: +55 51 3103 0265

DELTA AIR LINES

A Delta está reduzindo temporariamente o número de voos semanais que opera entre os Estados Unidos e Seul-Incheon (ICN), na Coreia do Sul. De 29 de fevereiro a 30 de abril, a companhia suspenderá as operações entre Minneapolis/St. Paul (MSP) e ICN, com o último voo partindo de MSP para ICN em 28 de fevereiro e saindo de ICN para MSP em 29 de fevereiro.

Até 30 de abril, a Delta também diminuirá para cinco vezes por semana as operações entre ICN e Atlanta, Detroit e Seattle. Já a nova rota de Incheon para Manila (Filipinas), programada para começar em 29 de março, terá início em 1º de maio.

Os passageiros com viagens para Seul poderão remarcar o voo após 30 de abril com isenção de pagamento de taxa de remarcação de viagem. A companhia também não cobrará taxas de alteração de viagem para quem tiver viagem marcada a Bolonha, Milão e Veneza até 2 de março.

Central de atendimento: 0800 761 0035

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EMIRATES AIR LINES

A Emirates cancelou temporariamente todos os voos entre Dubai e Teerã a partir de 26 de fevereiro, além dos voos entre Dubai e Bagrain de 25 a 28 de fevereiro. Os clientes afetados pelos voos de Teerã poderão solicitar o reembolso diretamente pelo site ou por meio de seu agente de viagens. Já aqueles que emitiram bilhetes de/para Bahrain poderão solicitar o reembolso ou a alteração da viagem.

Os passageiros com reservas para Singapura de 28 de janeiro a 31 de março também poderão entrar em contato com a companhia para remarcar ou redirecionar seu itinerário com isenção de taxa e diferença de tarifa.

Além disso, os clientes com bilhetes emitidos até 28 de janeiro podem optar por remarcar a viagem em até 28 dias a partir da data original ou redirecionar para alguns destinos gratuitamente para viagens de ida até 31 de março (sujeito à disponibilidade), como: Dubai, Denpasar, Phuket, Manila, Cebu, Clark, Bangkok, Kuala Lumpur, Hanói, Phnom Penh, Saigon, Jacarta, Taipei, Maurício, Seychelles, Nairóbi, Dar Es Salaam, Casablanca, Túnis, Adis Abeba, Joanesburgo, Durban e Cidade do Cabo.

Os voos para Guangzhou (CAN) e Xangai (PVG) seguem suspensos. Os clientes com reserva para voar de 28 de janeiro a 30 de abril podem solicitar o reembolso ou optar por redirecionar sua viagem de/para Pequim (PEK) ou Hong Kong (HKG) para até 30 de junho, com isenção de taxa e diferença de tarifa. Fora deste período, serão aplicadas tarifas normais de reembolso e alteração de voo.

Central de atendimento: (11) 5503-5000

GOL

A Gol anuncia que está acompanhando de perto a possível evolução do coronavírus no Brasil, seguindo as recomendações do órgão sanitário e da ANAC. Até o momento, a companhia não sofreu nenhuma grande alteração.

Central de atendimento: 0300 115 2121

IBERIA

A Ibéria permitirá a alteração de bilhetes emitidos até 25 de fevereiro para embarques entre 25 de fevereiro e 2 de março, nos aeroportos de Milão, Bolonha, Turim e Veneza. Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade para até 31 de março, desde que a passagem seja para a mesma classe.

Central de atendimento: (11) 3956-5999

LATAM AIRLINES

Os voos da Latam estão operando normalmente. A companhia avalia pontualmente as necessidades de seus passageiros para oferecer a melhor solução de viagem e informará sobre qualquer alteração.

A LATAM esclarece que no caso específico de Milão, a empresa está flexibilizando as regras de remarcação e reembolso para os passageiros com viagem programada ao destino, que poderão optar por uma das seguintes opções sem multa:

– Remarcação da passagem para voar de hoje até 15 dias após a data original do voo. Remarcação sujeita a disponibilidade do voo e não se aplicam diferenças tarifárias.

– Remarcação da passagem para voar após 15 dias do voo original. Remarcação sujeita a diferenças tarifárias e validade do bilhete.

– Alteração da origem/destino sem multa, sujeito a diferença tarifária e validade do bilhete.

– Reembolso sem taxa. 

Informação LATAM

Central de atendimento: 0300 570 5700

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LUFTHANSA GROUP

Dentro das próximas semanas, o número de voos de curta e média distância será reduzido em até 25%, dependendo da evolução da disseminação no vírus. As companhias aéreas do Lufthansa Group também seguem reduzindo o número de voos de longa distância. O número de aeronaves de longa distância que não estão em operação saltará de 13 para 23. O grupo também examina a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho em várias aéreas.

QATAR AIRWAYS

A Qatar aponta que continua monitorando a situação dos voos devido ao vírus. Efetivo imediato a remarcação dos bilhetes emitidos de/para China para uma nova data é válida em datas e destinos diferentes devido ao cancelamento de algumas rotas. Voos para Pequim, Guangzhou e Xangai estão cancelados até 31 de março. Voos para Hangzhou, Chongqing e Chendgu estão cancelados até 30 de abril. Voos para Hong Kong operam normalmente.

Opção 1: Remarcação dos bilhetes emitidos de/para China para uma nova data, de/para os mesmos destinos emitidos.

Válida para paxs que possuam bilhetes emitidos até 26 de fevereiro, com viagens iniciadas até 31 de março para Pequim, Guangzhou e Xangai.

Válido para passageiros que possuam bilhetes emitidos somente até 26 de fevereiro, com viagens iniciadas até 30 de abril para Hangzhou, Chongqing e Chengdu.

Em re emissão, a nova data de saída deve ser até o dia 15 de maio. A reemissão deve ser feita na menor classe de reserva disponível em seu GDS, respeitando a mesma cabine do bilhete original.

Mais informações (11) 4700-8673

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TURKISH AIRLINES

Os passageiros que emitiram bilhetes até 31 de janeiro, com embarque até 31 de maio de/para os aeroportos da China (PEK, SHA e CAN) e de Hong Kong (HKG), poderão remarcar ou reiterar suas viagens para a mesma região sem isenção de multa e diferença tarifária em voos até 31 de maio.

Para embarques após 31 de maio com remarcação para até um ano a partir da data original da viagem, será cobrada a diferença de tarifa caso a mesma classe tarifária não estiver disponível. A solicitação de alteração deverá ser realizada até o dia 11 de abril.

A alteração também é válida para bilhetes emitidos até 23 de fevereiro, com embarque até 31 de maio nos aeroportos do Irã (IKA, SYZ e TBZ). Para remarcações até 31 de maio, os passageiros serão isentos de multa e diferença tarifária. Para embarques após essa data, será cobrada a diferença de tarifa caso a mesma classe tarifária não estiver disponível. A solicitação de alteração deverá ser realizada até o dia 31 de março.

Os passageiros que emitiram bilhetes até 26 de fevereiro, com embarque até 31 de março de/para destinos operados na Itália, poderão remarcar o voo com isenção de multa e diferença tarifária até 31 de maio. A solicitação deverá ser realizada até o dia 31 de março.

Central de atendimento: (11) 3371-9600

UNITED AIRLINES

Poderão realizar alterações de voos os passageiros com bilhetes emitidos até 23 de fevereiro de/para ou com conexão para o aeroporto de Seoul-Incheon (ICN), na Coreia do Sul, com embarque entre 24 de fevereiro e 30 de abril. A taxa de mudança e diferença tarifária serão isentas desde que a viagem seja reprogramada para a mesma classe e o mesmo par de cidades originalmente reservados. Caso a nova data seja reservada após 30 de junho ou a cidade seja alterada, a diferença tarifária poderá ser aplicada.

Central de atendimento: 0800-942-3372

Com informações do Portal PANROTAS que seguirá atualizando esta nota conforme novos comunicados são divulgados.