CRESCE PROCURA POR EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL.

educação à distância

CRESCE PROCURA POR EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL.

Flexibilidade de horários e preços acessíveis são características da EAD

Um fato presente nos dias atuais, a educação à distância (EAD) é a modalidade de ensino em que professores e alunos não precisam se encontrar fisicamente para aprender.

A EAD já representa 26% da educação superior no Brasil, e vai crescer ainda mais. Segundo estudo realizado pela Sagah, empresa desenvolvedora de conteúdo e tecnologia para EAD, o ensino superior à distância corresponderá a 51% do mercado, em 2023.  Entre os motivos desse aumento podem estar a flexibilidade de horários, liberdade para programar o cronograma de estudos, além dos preços mais acessíveis.

Outro ponto positivo é que, regulados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos à distância têm, obrigatoriamente, a mesma carga horária dos cursos presenciais, mas o aluno não precisa perder tempo com deslocamento. É importante destacar que, no Brasil, os cursos superiores (graduação e p&oacute ;s-graduação) precisam ser regulamentados pelo MEC, que avalia os cursos presenciais e à distância com o mesmo rigor e mesmos critérios.

Segundo Engels Rego, diretor da Faculdade Unyleya, que possui cerca de 45 mil alunos em todo o Brasil e no exterior, o perfil do estudante EAD é, em sua maioria, de pessoas que têm de 25 a 35 anos, e não puderam, por algum motivo, participar do processo natural do ensino médio, ou teve que parar o ensino superior e quis resgatar o tempo perdido.  Porém, ele afirma que cada vez mais aumenta o ingresso de alunos que saem do Ensino Médio direto para a EAD.

Esse método de ensino também desenvolve características como responsabilidade, disciplina e compromisso, qualidades valorizadas do mercado de trabalho. O aluno tem ainda a opção de assistir a mesma aula várias vezes. Além disso, para os que já estão no mercado de trabalho, é uma forma de continuar trabalhando, e ao mesmo tempo investir na própria formação, sem abrir mão da rotina atual.

E para quem se interessou e está em busca de uma especialização, entre os vários cursos de graduação oferecidos estão: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão de TH, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, História, Língua Portuguesa, e outros. Além disso, tem as diversas opções de pós-graduação, como Administração Pública, Biomedicina, Ciência da Informação, Comunicação Social,  Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia,  e muito mais, nas mais diversas áreas.