Cristo Redentor ganhará Via-Sacra

Cristo Redentor ganhará Via-Sacra

Cristo Redentor ganhará Via-Sacra


Um dos maiores símbolos do Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), deve ganhar uma Via-Sacra entre o Maciço do Corcovado e o Santuário Cristo Redentor.


Projeto será desenvolvido pelo Iphan e Arquidiocese de São Sebastião, em parceria com o ICMBio

Um acordo de cooperação técnica assinado na última semana entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério do Turismo, e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro possibilitará a elaboração de projeto que dará vida à celebração. Anualmente, o monumento já recebe, em média, 2 milhões de visitantes.

Apoiada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a partir da iniciativa, devem ser iniciados estudos para seleção de trilhas históricas já existentes na floresta do Corcovado para o trajeto da Paixão de Cristo, em alusão à caminhada de Cristo até o calvário carregando a cruz.

O percurso deve contar com placas e sinalizações feitas de materiais biodegradáveis, com instalações previstas para serem finalizadas no final de 2021.

Cristo Redentor ganhará Via-Sacra

De uma beleza ímpar, o Cristo Redentor, do alto do Morro do Corcovado, entrou para a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007.

No ano de 2008, o Iphan tombou o Cristo Redentor por sua importância histórica.

Já em 2012 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) consideraram a paisagem urbana da cidade, com o Cristo Redentor, Patrimônio Mundial Cultural.

 Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo*

*Com informações do Iphan

Cristo Redentor: história

O cartão postal carioca teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931.

O Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New Seven Wonders Foundation, da Suíça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta.

E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros – e dos 710 metros do Morro do Corcovado – o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca e completa, em 2013, 82 anos.

Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes.

🇪​🇳​🇨​🇴​🇳​🇹​🇷​🇪​ 🇺​🇲​ 🇩​🇪​🇸​🇹​🇮​🇳​🇴​ 🇫​🇦​🇳​🇹​á🇸​🇹​🇮​🇨​🇴​ 🇵​🇦​🇷​🇦​ 🇸​🇺​🇦​ 🇵​🇷​ó🇽​🇮​🇲​🇦​ 🇻​🇮​🇦​🇬​🇪​🇲​.