Curador de Menu: A inusitada profissão que você nem sabia que existia

Curador de Menu

Nesse mundo o que não falta são sempre coisas novas para se aprender. E nesse mundo tão grande existem novas profissões que surgem a cada momento, e outras quem sabíamos que existiam.

E entre essas profissões, você sabia que existe uma que chama Curador de menu? Você não tem nem ideia do que se trata?

Aqui nesse post, vamos falar dessa profissão que você nem sabia que existia. E vamos entender como ela funciona, e onde encontrar esse profissional.


Curador de Menu

O que é um Curador de Menu?

Um curador de menu, é um profissional específico, que ajuda os cozinheiros dos restaurantes a chegarem a um cardápio ideal.

Mas como assim um cardápio ideal?

É preciso que o restaurante tenha uma identidade, não só no visual, mas na comida oferecida. E o Curador de Menu, tem como especialidade cuidar da escolha do cardápio certo, para o público daquele restaurante.

Esse profissional vai ter o cuidado com a harmonização das receitas, e como elas serão nomeadas. Também terá todo um cuidado especial, com receitas veganas e vegetarianas.

Entre as funções de um consultor de menu, estão:

– A padronização dos menus;

– Adequação ao ticket;

– Troca de pratos que sofrem rejeição;

– Adição de pratos veganos e vegetarianos.

Qual o benefício para o restaurante ter um curador de menu?

Com a ajuda desse profissional, o restaurante tem mais chances de agradar e fidelizar o seu público. O maior objetivo, é aumentar a atratividade desses menus, e deixar os cardápios mais convidativos.

Se um restaurante não vai pra frente, um dos motivos pode ser a forma como o cardápio está sendo apresentado. E isso espanta os clientes. É por isso que o curador, funciona como uma espécie de consultor. Ele vai avaliar a melhor forma de deixar o seu cardápio atrativo.

E quem pensa que essa função é fácil, não é não. Ela exige muito cuidado e bom conhecimento do restaurante e seu público. É preciso lembrar sempre que, a intenção é agradar os clientes.

Como se tornar um curador de menu?

Ainda não há um curso específico para essa profissão. Porém, se você tem interesse em trabalhar nessa área, é primordial que você goste de culinária. Uma dica, é você fazer cursos nessa área, que podem aprimorar o seu conhecimento.

E muita dedicação, pois essa é uma área muito requisitada!

𝘈𝘨𝘯𝘦𝘴 𝘈𝘥𝘶𝘴𝘶𝘮𝘪𝘭𝘭𝘪 – 𝘙𝘦𝘥𝘢çã𝘰 𝘥𝘰 𝘊𝘶𝘭𝘵𝘶𝘳𝘢 𝘈𝘭𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢𝘵𝘪𝘷𝘢