Curso de Vinhos em Brasília – Portugal, um passeio pela bairrada e outras regiões.

Curso de Vinhos em Brasília

Curso de Vinhos em Brasília – Portugal, um passeio pela bairrada e outras regiões.

Curso de Vinhos em Brasília – Portugal, um passeio pela bairrada, regiões e sub-regiões. Às terças-feiras a redação do Cultura Alternativa à noite, a partir das 19 h, trafega pelos vinhos sob o comando do sommelier Olinaldo Oliveira, chefe da adega da Super Adega e Nível III na Escola Wine & Spirits de Londres.

 

Este texto se refere a uma aula do Módulo II que são várias aulas sobre Portugal, todas com harmonização entre vinhos e pratos portugueses. Inclusive quem fez os pratos consumidos nesta aula foram Olinaldo e sua esposa Verônica.

 

Cultura Alternativa – 288.000 páginas visitadas por dia

A aula que é objeto desta matéria ocorreu no dia 07 de março e não foi noticiada anteriormente, pois, o Cultura Alternativa com a nova plataforma, seguindo a diretriz do SEO (Search Engine Optimization) está uma loucura em termos de acesso tendo atingido o seu pico no fim de semana com 288.000 páginas acessadas.

 

O Google registra, se digitado o termo Cultura Alternativa, 11.000.000 (onze milhões de buscas) e estamos em primeiro lugar na primeira página. Tudo isso fez com que contratássemos redatores e agora estamos agilizando matérias que ainda não foram publicadas.

 

Castas & VinhosOlinaldo Oliveira

Diretor na América Latina da Castas & Vinhos. Olinaldo Oliveira realiza há bastante tempo seu curso às terças-feiras no Cultura Alternativa. Aqui são realizados o Módulo I e II.

 

Apaixonado pelos vinhos, ele é um dos grandes que ensinam sobre esta bebida neste país, e o Curso de Vinhos em Brasília tem nele o mestre.

Ouça abaixo Olinaldo Oliveira falando sobre a aula em questão.

Curso de Vinhos em BrasíliaOs vinhos

A Castas & Vinhos trouxe para esta aula os seguintes vinhos que foram avaliados e degustados pelos alunos, junto com pratos tradicionais citados pelo mestre no áudio acima.

 

Follies – 100% Touriga Nacional, 2015. Da região da bairrada, 13% de teor alcoólico, Cor rubi intenso apresentando no paladar cassis, cereja e chocolate e notas de madeira de carvalho francês.

 

Follies – 70% Touriga Nacional, 30% Cabernet Sauvignon, 2013. Bairrada, 13% de teor alcoólico. Granada profunda apresentando aromas intensos no nariz, presença de frutas silvestres e um ligeiro toque de madeira. Taninos macios e elegantes em seu conjunto.

 

Quinta dos Termos – Reserva, Talhão da Serra, 2013. 13% de teor alcoólico. Vinho de “terroir” da Quinta dos Termos. Na colheita de 2013 superou as expectativas fazendo lembrar os grandes vinhos tintos de guarda que acompanhavam o cabrito assado.

 

Quinta dos Termos – Beira Interior. Reserva do Patrão, 2012. 14% de teor alcoólico. Cor profunda, aroma intenso e taninos aveludados. Feito de uma só casta plantada no Talhão de Vilela.

 

Rui Reguinga – Dão Touriga Nacional, 2013. 13,5% de teor alcoolico. 15 meses em barrica de carvalho francês, cor granada, aroma intenso, notas florais e de fundo preto. No paladar é equilibrado, suave e bastante elegante.

 

Cultura Alternativa – Degustação

Ouça o audio, publicado acima, e descubra os pratos que foram servidos com estes vinhos.

 

Cultura Alternativa – Fotos

Nossa página pública no Facebook tem fotos dos quase 10 anos que temos na estrada noticiando o mundo.

 

Agradecemos pela ajuda Rodrigo Araújo que fez várias fotos desta aula – Fotos Rodrigo Araújo Cultura Alternativa

 

Curso de Vinhos em Brasília – Filmagem

Veja abaixo um breve filme com imagens dos vinhos, rótulos e da aula ao vivo em que o aluno Márcio arrasou.

Portugal, um passeio pela bairrada, regiões e sub-regiões

Escrevi este texto ouvindo a play list abaixo do Spotify. Quem sabe você não se inspira nesta play list e abre um vinho por ai.

 

Anand Rao
Editor do Cultura Alternativa