Destinos na natureza no Nordeste brasileiro para apreciar com crianças

Destinos na natureza

Destinos na natureza no Nordeste brasileiro para apreciar com crianças

Os dias de folga são perfeitos para tirar as crianças de casa e aproveitar os passeios ao ar livre para apreciar a natureza.

De acordo com o doutor em Educação, pós-doutor no departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Marcos Sorrentino, o contato com o meio ambiente desde a infância traz inúmeros benefícios para a vida adulta e, para aproveitá-lo da melhor maneira, é preciso desacelerar.

Destinos na natureza , Crianças hiperativas
Crianças

“Em geral, o contato com a natureza cria condições para que as crianças tenham momentos mais lentos de contemplação e observação. Mas as crianças, assim como os jovens e até os adultos, precisam reaprender a usufruir desse momento com a natureza, deixando de lado esse modo de vida acelerado a que somos expostos na nossa sociedade”, ressalta.

O Nordeste brasileiro tem ótimas opções de áreas naturais que podem ser aproveitadas por toda a família.

Destinos na natureza

Conheça quatro opções de passeios inesquecíveis.

1. Parque Nacional do Pau-Brasil (Bahia)

Localizado no município de Porto Seguro, o Parque foi criado em comemoração aos 500 anos do Brasil e é considerado uma das mais importantes áreas de conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia. O local possui vários mirantes e opções para caminhada.

A trilha Ibirapitanga é feita em uma passarela suspensa que projeta a vegetação local. No caminho, é possível observar as mudas de pau-brasil e árvores com centenas de anos. Já no mirante do Maracanã, os visitantes podem ter uma linda vista da floresta.

O parque também possui um mirante (da Sede) próximo ao Centro de Visitantes, que possibilita acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção.

Horário de visitação: das 08h30 às 16h, de segunda a sexta

Ingresso: não há cobrança de ingresso

2. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão)

Aventura não vai faltar no maior campo de dunas do Brasil. O passeio em veículos 4×4 credenciados permite a contemplação de lagoas de água cristalina e areias brancas. Uma opção e tanto para a diversão da criançada.

A partir do município de Barreirinhas, os visitantes podem fazer o Circuito da Lagoa Azul, um dos mais procurados pelos turistas e que permite conhecer as lagoas Azul, Esmeralda e da Preguiça. Durante o passeio pelo Parque, os visitantes também podem observar espécies do Cerrado e da Caatinga.

Horário de visitação: Informado diretamente pelas operadoras credenciadas

Ingresso: não há cobrança de ingresso para a visitação do Parque. As operadoras credenciadas cobram pelos serviços oferecidos

Contato: (98) 3349-1267

Destinos na natureza

3. Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará)

Apesar de ser o destino preferido de muitos casais, Jericoacoara também pode ser uma boa opção para crianças. Com uma área de mais de 8 mil hectares, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara possui diversos atrativos para os visitantes, que podem aproveitar as praias do local e as belezas naturais, como a famosa Pedra Furada e a Árvore da Preguiça. Também é possível fazer passeios de canoa e de buggy até as lagoas do Paraíso, Azul e Tatajuba.

Ingresso: não há cobrança de ingresso

Contato: (61) 2028-9833

4. Parque Estadual das Dunas de Natal (Rio Grande do Norte)

Considerado o maior parque urbano sobre dunas do País, o local possui vários atrativos para quem quer aproveitar o descanso junto à natureza. Logo na entrada, o Bosque dos Namorados reúne milhares de árvores nativas da Mata Atlântica.

O local ainda possui Centro de Visitantes, biblioteca, viveiro e locais para caminhada. A partir do Bosque, os visitantes também podem fazer algumas trilhas interpretativas que ajudam a conhecer mais sobre o ecossistema das dunas.

Horário de visitação: das 8h às 18h, de terça a domingo.

Ingresso: R$1

Contato: (84) 3201-4440