Dia da Amazônia

Dia da Amazônia

No Dia da Amazônia, nove em cada dez brasileiros a Amazônia é motivo de orgulho nacional

Amazônia é lar para tantas pessoas, uma diferente da outra, cada uma inserida dentro de uma cultura, mesmo assim todo vivem no mesmo lugar que é o coração dessa floresta imensa.

O IBOPE Inteligência realizou entre os dias 14 e 16 de agosto, a pedido do Avaaz.org, uma pesquisa telefônica considerando eleitores brasileiros com 16 anos ou mais, visando identificar o posicionamento deste público sobre a Amazônia.

Dia da Amazônia

Neste contexto, nove em cada dez respondentes concordam que a Amazônia é motivo de orgulho nacional, sendo 68% deles totalmente e 20% parcialmente; enquanto 9% discordam totalmente ou em parte da afirmação e 2% não sabem ou preferem não responder esta pergunta.

Considerando a soma dos que concordam totalmente e em parte com a afirmação apresentada, observa-se que os percentuais crescem conforme a escolaridade (86% entre quem tem Ensino Fundamental, indo até 92% entre quem tem Ensino Superior) e a renda familiar mensal (81% entre quem tem renda familiar até um salário mínimo, chegando a 91% entre os que têm renda acima de cindo salários mínimos). Além disso, a concordância é mais acentuada entre os respondentes quem moram nas regiões Norte/Centro-Oeste (92%).

Brasileiros concordam que a preservação da Amazônia é essencial em diversos aspectos

Aos respondentes foram apresentadas algumas afirmações sobre a relação da Amazônia com o país e com o mundo, para que dissessem se concordam ou discordam (totalmente ou em parte) de cada uma delas.

Quase a totalidade concorda totalmente ou em parte que:

– “Preservar a Amazônia é essencial para a sobrevivência dos animais selvagens” (concordam totalmente são 91%, enquanto 7% concordam em parte)

– “Preservar a Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente no Brasil” (são 90% os que concordam totalmente e 7% os que concordam em parte)

Também é bastante expressiva a proporção de entrevistados que concorda totalmente ou em parte que:

– “Preservar a Amazônia é essencial para o orgulho do Brasil” (82% concordam totalmente e 13% concordam em parte)

– “Preservar a Amazônia é essencial para a identidade do Brasil” (aqueles que concordam totalmente são 84%, enquanto 10% concordam em parte)

– “Preservar a Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente do mundo” (mesmo percentual de concordância da frase anterior)

Dia da Amazônia  – Para saber mais

O Dia da Amazônia foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

A data 5 de setembro foi escolhida porque neste dia, em 1850, o príncipe Dom Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

A floresta abriga 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, que passam por oito estados brasileiros (Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso), além de ter porção em 5 outros país (Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador).

Com dados da Ibope Inteligencia

Saiba mais

PLANTAS QUE PODEM SUBSTITUIR O PARACETAMOL E O IBUPROFENO.

Plantas são as estrelas deste hotel de luxo.