Dia da cachaça: setor cresce no Brasil impulsionado por empreendedores que estão renunciando à carreira para investir na bebida
A data foi criada em 2009 pelo Ibrac como uma homenagem ao dia em que a bebida foi liberada pela Coroa Portuguesa para venda e fabricação no Brasil: dia 13 de setembro de 1661
No dia 13 de setembro é comemorado o Dia da Cachaça. A data foi criada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac) como uma homenagem ao dia em que a bebida foi liberada pela Coroa Portuguesa para venda e fabricação no Brasil: dia 13 de setembro de 1661.
A rebelião, que aconteceu no Rio de Janeiro, na época, ficou conhecida como a Revolta da Cachaça, que legalizou a bebida proibida até então. Mesmo com as diversas opções de destilados no mercado e com o fechamento dos bares por conta da pandemia, o setor conseguiu resistir e registrou até crescimento no ano passado.
O número de estabelecimentos produtores de Cachaça e de Aguardente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cresceu 4,14 % no último ano.
O número em 2020 foi de 1.131 e em 2019 de 1.086. “Os consumidores estão descobrindo que a cachaça é uma bebida versátil e de muita qualidade, ao contrário do que muitos costumavam pensar, que era uma bebida barata e com teor alcoólico muito forte”, explica o empreendedor Leandro Dias.
Dia da Cachaça
Em 2012, Leandro estava no Canadá e descobriu bebidas produzidas com ouro puro na composição. Foi então que ele decidiu renunciar à carreira na área de tecnologia e lançar a única cachaça com flocos de ouro no mundo: a Middas. A garrafa clássica de 700ml custa R$327.
Já a Middas Reserva dos Proprietários armazenada em barris de carvalho custa R$437. “Foi uma forma de dar uma cara nova para uma bebida com anos de estrada”, diz o empreendedor. Com a chegada da pandemia no ano passado, Dias percebeu que muita gente estava passando mais tempo em casa e procurando por cursos online para conseguir uma renda extra.
Foi então que no ano passado ele decidiu criar o curso Lucrando com Bebidas, que ensina como criar a própria marca de destilado sem ter uma destilaria e com um investimento baixo.
“A ideia de criar o curso surgiu depois de muitas pessoas me contarem que sonhavam em ter a própria marca de bebida, mas imaginavam que isso era uma realidade distante, que custava muito caro”, ressalta Dias.
O curso também acabou sendo uma opção para quem estava buscando uma outra fonte de renda por conta da pandemia.
Lançado em maio de 2020, aproximadamente 1.500 alunos já fizeram o curso desde que ele foi lançado, e a expectativa é conseguir cada vez mais alunos que querem faturar em um setor que consegue se manter mesmo durante uma pandemia global.
“Nós explicamos tudo de uma forma muito simples e didática, sendo que indicamos empresas que oferecem preços democráticos para a confecção dos rótulos; quem procurar para encontrar embalagens mais em conta, enfim, tudo para que o aluno não tenha que se preocupar com qualquer detalhe”, afirma o empreendedor.