Dia da Poesia será comemorado com declamações em Petrópolis

Data é celebrada em 14 de março, mas atividades começam na quarta (11).

Programação é gratuita e aberta ao público

EmPetrópolis, na Região Serrana do Rio, as comemorações do Dia Nacional da Poesia, celebrado em 14 de março, vão começar nesta quarta-feira (11). A programação será de declamações em diferentes espaços culturais do município, que acontecem até domingo (15). As atividades são abertas ao público e gratuitas. A ideia, segundo a presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, Catarina Maul, é incentivar a leitura do estilo literário poético, independente da intenção de escrever poesia. “É, sobretudo, de aproximar do estilo, pessoas que não tiveram a oportunidade”, enfatiza a organizadora.

 

Nesta quarta, às 19h, a Casa de Educação Visconde de Mauá será palco para o “Sarau para Todos”, que será realizado através de iniciativa da Academia com a Casa. No evento, alunos do Ensino Regular Noturno e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) serão convidados a participar do sarau, que terá distribuição de poemas, fundo musical e o tradicional chá poético, marcas das Academias.

Para os acadêmicos e amigos, a Academia prepara um Sarau para os Patronos, que acontece no dia 14 de março, quando também é comemorado o aniversário de Castro Alves.  A atividade será às 18h na Casa Cláudio de Souza, quando poetas são convidados à declamação de poemas dos nomes históricos da Academia, além dos de sua autoria.

Para finalizar as comemorações, no domingo (15), às 10h, o Centro Cultural de Nogueira será palco do Sarau da Confraria da Poesia Informal. O evento também integra as comemorações do aniversário da cidade, que comemora a data no dia 16 de março. Será feita panfletagem poética, música, varal de poesia e muitas declamações. O microfone fica livre para os convidados e vários poemas serão disponibilizados para os desavisados.

“Com certeza, poetas de todas as gerações e grupos estão felizes, pois o Dia da Poesia de 2015 ficará impresso na vida de muitas pessoas que terão o privilégio de estar em um desses tantos eventos. Para participar, basta ter a poesia na alma”, comentou Catarina Maul

FONTE G 1

 

COMENTE ESTA MATÉRIA – É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS

É muito importante para nós que você teça seus comentários sobre esta matéria. Reponderemos sempre todos. Basta você colocar o nome, se quiser colocar o email melhor. Essa é uma forma simples e alternativa de recebermos retorno sobre nossas publicações. Comentários considerados ofensivos serão retirados, mas, críticas construtivas serão mantidas. Anand Rao e Agnes Adusumilli