Dia do Amigo – Cultura Alternativa Reflexões

Amigos positivos - Amigo - A importância de se ter amigos - Cultura Alternativa

Dia do Amigo – Cultura Alternativa Reflexões

Amigo. Segundo a internet, pesquisa feita no Google, amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa.

O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.

Pré Pandemia

Convidávamos, nós da redação do Cultura Alternativa, amigos ou conhecidos para eventos na nossa redação que fica na nossa casa. Fizemos vários jantares.

Dos que foram convidados poucos nos chamaram para eventos na sua residência. Você acha que isto merece uma reflexão? Se acha, reflita. Eu sempre falei para a Agnes, minha esposa e editora chefe do Cultura Alternativa. Ou somos chatos, ou somos independentes demais, ou …

Notamos que naquela época pessoas leves, eram mais reconhecidas como boas para manter uma relação.

As mais complexas, que pensam, questionam, menos interessantes para manter uma relação.

Amigo – Cultura Alternativa Reflexões

Dois fatos

Quero relatar dois fatos.

Em um, o casal nos convidou para ir à sua casa. O homem, parte deste casal, quando embriagado sempre lembra de mim neste momento. Creio que me acha louco por ser músico e poeta. Depois, sóbrio, repensa convites feitos a mim. Ao repensar, desistiu do convite dizendo que estava com Covid. As redes sociais mostraram o contrário.

No outro, a pessoa articulou muitos eventos aqui e quando eu contei que estava com câncer ele simplesmente nem ligou. Meu terceiro câncer. Notei, na verdade, que queria usar o espaço e eu era apenas o idiota proprietário dele.

Pós Pandemia

A solidão pós pandemia é notória. Sinto que muitos não necessitam de encontros presenciais. Faço um programa chamado Mídia e Ideias diariamente, ou leio textos que são destaques neste relatório no Instagram.

Em um dos Mídia e Ideias, clipei da Folha de São Paulo, que vários jovens, pós pandemia, preferem ficar em casa em vez de sair para bares, festas etc.

Achei interessante este fato que corrobora que a solidão pós pandemia está muito mais presente, na verdade ela se tornou a nova vida do ser humano que é muito mais virtual do que real.

Amigo – Cultura Alternativa Reflexões

Família

Frases como “minha família é tudo”, “ter família é tudo”, me causam reflexões. Vejo muitas famílias que têm grandes atritos. Muitos pais gostam mais de alguns filhos em detrimento de outros.

Enfim… Creio que a família é um grupo humano muito complexo. Me lembro, ao longo de 60 anos, de uma família apenas, absolutamente harmônica. Creio que família não é sinônimo de amizade em sua maioria.

Polarização

Tenho viajado muito, estou me tornando um viajante profissional. Em dois dias de saída aqui no Rio, onde estou no dia em que escrevo este texto, vi e ouvi gritos de discussão, desarmonia, casais brigando de diversos gêneros.

Na Tv vejo a dicotomia das eleições. Ou seja, o mundo está muito mais polarizado do que antes. Outro dia li que várias eleições em vários cantos do mundo estão polarizadas.

Dia do Amigo

Quero dedicar este texto do Dia do Amigo, a todos que compreendem que a amizade é feita de altos e baixos. Tem momentos incríveis e terríveis. Devemos priorizar acima de tudo a união, a harmonia, o diálogo, a mediação.

É fundamental no Dia do Amigo que a polarização esteja em segundo plano e a compreensão em primeiro. Que a mágoa sentimento difícil de ser esquecido, pode ser amenizado.

Que todos nos campos de futebol, torçam por seus times e respeitem o dos outros. Enfim, o Dia do Amigo, na minha concepção, deve ser dedicado ao respeito entre todos.

E que deste respeito nasça a boa convivência, a amizade verdadeira e não, interesseira. E que nasça a magia de se viver num mundo ímpar onde todos prossigam em harmonia e comunhão.

Anand Rao

Editor Chefe

Cultura Alternativa

Cultura Alternativa