Dia do Homem é incentivo para cuidar da saúde

Dia do Homem

Dia do Homem é incentivo para cuidar da saúde

Especialistas ressaltam que check-ups devem fazer parte da rotina

No dia 15 de julho é celebrado o Dia do Homem, no Brasil. Um dos intuitos da data é chamar atenção para o cuidado da saúde dos membros do gênero masculino.

 A falta de tempo, o preconceito e a falsa sensação de imunidade são algumas das razões pelas quais eles vivem menos que elas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer, em 2019, foi de 80 anos para mulheres e de 73 para homens. Ou seja, já passou da hora de começar a se cuidar.

“O homem foi ensinado a acreditar que é muito forte e não adoece e claro que não é assim que funciona. Essa ideia os leva, muitas vezes, a descobrir doenças quando já estão em estágio avançado”, explica o médico urologista e diretor técnico do Hospital Urológico de Brasília, Dr. Geovani de Assis Pinheiro.

Dia do Homem

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (perdendo apenas para o de pele). O diagnóstico precoce, realizado com o exame do toque retal e com a dosagem do PSA no sangue, é essencial para a cura.

 “A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas”, esclarece o especialista.

A ressonância magnética multiparamétrica da próstata contribui na avaliação prostática, aumentando a detecção de neoplasias, principalmente dos tumores mais agressivos e que são de maior importância clínica, o que é primordial para detecção de lesões suspeitas, também servindo para estadiar, ou seja, determinar sua extensão e avaliar o quanto a lesão está restrita à próstata ou se ela vai além, invadindo outras estruturas adjacentes.

Dia do Homem

“Com a ressonância magnética, produzimos imagens anatômicas e funcionais, desta forma conseguimos encontrar e localizar as lesões da próstata e, com isso, viabilizar a biópsia dirigida da área suspeita, ampliando assim as chances de um resultado positivo.

Este exame também é muito eficaz no diagnóstico de recidiva neoplásica, ou seja, pacientes já tratados e que evoluem com aumento dos valores de PSA”, explica o Dr. Philipe Cavalcanti, da Perfecta Diagnóstico por Imagem.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2015, mostrou que os homens também são mais relapsos quando se trata de simples consultas.  Cerca de um terço, 31%, ainda não tinha o hábito de ir ao médico.

Desses, 55%, ou seja, mais da metade, afirmaram que não precisavam. O oftalmologista do Visão Hospital de Olhos, Dr. Tarciso Schirmbeck, ressalta a importância de frequentar clínicas oftalmológicas anualmente.

 “É recomendado que todo mundo, independentemente da idade e de algum sintoma perceptível, consulte um especialista, pelo menos, uma vez ao ano. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento para os possíveis problemas oculares, como glaucoma e retinopatias”, argumenta. 

Ele diz o Dr. Frederico Castro de Paula, otorrinolaringologista da Otorrino DF. “Enfermidades como sinusite, rinite e distúrbios de deglutição atingem muitos brasileiros e têm cura. Procurar um médico pode aumentar bastante a sua qualidade de vida”.

Amigos da Saúde

É uma parceria entre o Hospital Urológico de Brasília, a Perfecta Diagnóstico por Imagem, a Otorrino DF e o Visão Hospital de Olhos, que pretende levar saúde de qualidade aliada a protocolos de segurança, para que pacientes possam seguir tratamentos de rotina sem se preocuparem com a contaminação pelo coronavírus.