Dia do Sommelier, entrevista exclusiva com o mestre dos vinhos, Olinaldo Oliveira

Dia do Sommelier. Olinaldo Oliveira

Dia do Sommelier, entrevista exclusiva com o mestre dos vinhos, Olinaldo Oliveira.

 

Hoje é dia do sommelier e Olinaldo Oliveira, sommelier nível 03 na Escola Wine & Spirits de Londres nos concedeu uma entrevista exclusiva via facebook. Além de sommelier, Olinaldo é chefe da Adega da Super Adega e nosso correspondentes.

 

Sommelier – História

O sommelier (português brasileiro) ou escanção (português europeu) é o profissional responsável por cuidar da carta de bebidas de restaurantes, bares, importadoras e lojas especializadas. A profissão é principalmente conhecida por cuidar dos vinhos de restaurantes. Porém a profissão evoluiu com o tempo e hoje também existe o profissional sommelier de saquê, sommelier de cachaça, sommelier de cerveja e até mesmo água. Em cada um dos casos, o profissional é o responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e até prova das bebidas antes que sejam servidas ao cliente. Vale informar que no Brasil a profissão é regulamentada pela Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011.

Na Antiguidade, a moda de envenenar as pessoas à mesa esteve em grande voga na Renascença. Os provadores da época dotados de extrema habilidade, detectavam as substâncias perigosas que se ocultavam em comidas e bebidas, e como experimentavam pouquíssimo, nem sempre se davam mal, as pessoa que tinham o paladar aguçado eram considerados os melhores detectores de diferentes sabores, inclusive venenos e substâncias letais, em comidas e bebidas. Antes do século XVII, na França, com a popularização dos restaurantes em Paris, as tarefas foram definidas para cada tipo de trabalho, garçons, maitre, sommelier, etc. Sendo assim os profissionais que tinham o dom e treinavam para possuir paladar aguçado, começaram a ser utilizados para melhorias de comidas e bebidas, principalmente para melhorias dos sabores e aromas dos vinhos. Com isso, os enólogos começaram a aproveitar esses profissionais para produzirem vinhos de melhor qualidade. Os sommeliers hoje em dia, são profissionais que identificam as características organolépticas (que impressionam os sentidos) das bebidas e sugerem sua respectivas harmonizações.

 

Sommelier de Vinhos – História

A palavra Sommelier é francesa e originalmente designava o trabalhador responsável por transportar as pipas de vinhos para os grandes castelos e palácios na Idade Média, e que também acumulava a função de provar o conteúdo das pipas antes que ele fosse servido à realeza, para que estes se certificassem que não havia veneno em suas bebidas.

A partir do século XVIII, quando os restaurantes de Paris se popularizaram e a cidade se tornou um centro mundial de gastronomia, a função de provar se consolidou. Apesar de algumas modificações que acompanharam a evolução da sociedade, desde então, tronou-se tradicional que o fosse chamado de Sommelier o profissional responsável por provar o vinho e garantir sua qualidade.

A ‘Associação Italiana de Sommelier’ (AIS) foi fundada em 7 de Julho de 1965 e é considerada uma das associações de sommelier mais antigas do mundo.

 

Entrevista de Olinaldo Oliveira – Sommelier

Abaixo a entrevista do Sommelier Olinaldo Oliveira realizada em 29 de Agosto de 2018.

Dia do sommelier, Olinaldo Oliveira ao vivo

Publicado por Anand Rao Adusumilli em Quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

culturaalternativa.com.br