Dia Internacional do Idoso -Idosos em casa - Cultura Alternativa

Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso.

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o envelhecimento e alertar sobre a importância de proteger e cuidar dos idosos.

Com o avanço da medicina, as pessoas estão vivendo mais, aumentando o número de idosos.

Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Estima-se que, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos.

Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.

O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância de organização da rede de atenção à saúde para a oferta de cuidados primários e essenciais.

Dia Internacional do Idoso

Acompanhando essa realidade, o mercado tem dado cada vez mais importância à essa faixa etária e se adaptado para oferecer mecanismos que proporcionem uma qualidade de vida à essas pessoas.

Um exemplo disso são as empresas de cuidadores que oferecem conforto para toda a família .   

“As estatísticas ‘bateram’ em minha porta. Por mais de 12 anos, minha avó necessitou de acompanhamento de cuidadores. Encontramos diversas dificuldades para atendê-la, em grande parte relacionadas à seleção e qualificação de profissionais e ao acompanhamento das atividades na casa.

Sem contar que ela foi vítima de pequenos furtos, maus tratos e outros fatos desagradáveis e por vezes perigosos. Os problemas sempre foram contornados com muito amor, paciência e constante vigilância, o que aumentou o nível de estresse”, conta.

Dia Internacional do Idoso

“Para se ter uma ideia, o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos vai mais que dobrar no mundo em 2050, passando de 900 milhões em 2015 para cerca de 2 bilhões.

Acredito que é importante que os idosos de hoje e os do futuro possam envelhecer de maneira saudável, ativa e que a idade avançada não impeça as pessoas de ser e fazer o que querem ou valorizam”, explica Adriano.

Cuidar de uma pessoa que já está na terceira idade é uma tarefa que exige preparo e dedicação na maior parte do tempo. Por isso muitas famílias têm procurado pela ajuda do cuidador de idosos: profissional capacitado para lidar com as situações do dia a dia tendo elas restrições de saúde ou não.

Cultura Alternativa