Dia Mundial da Alergia alerta para importância do tratamento

Dia Mundial da Alergia, CRISE ALÉRGICA

Dia Mundial da Alergia alerta para importância do tratamento

Segundo especialistas, prevenção é o melhor remédio

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Mundial da Alergia. A data foi criada com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância do tratamento desse problema, pois, em alguns casos, a doença pode levar à morte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 30% da população possui algum tipo de alergia. Para falar melhor sobre o assunto e esclarecer informações, trouxemos especialistas para não ficar nenhuma dúvida!

De acordo com a OMS, a rinite alérgica é uma das mais altas do mundo, com 25% de prevalência, sendo seguida pela asma alérgica, com cerca de 20% da população infantil e adolescente do país.

Junto com a sinusite, essas são as alergias respiratórias mais comuns, podendo ser causadas por poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, mofo, gripe ou resfriado e mudança brusca de tempo.

“No inverno, os casos tornam-se mais corriqueiros, porque as pessoas ficam mais tempo em lugares fechados, que possuem maior concentração de mofo e ácaros, além de utilizarem roupas guardadas por muito tempo”, explica o Dr. Frederico Castro de Paula, otorrinolaringologista da Otorrino DF.

Os olhos também são um alvo fácil para as alergias. “Isto ocorre porque quando os abrimos, a conjuntiva, membrana fina que recobre a superfície do olho, fica exposta ao ambiente.

Essa membrana possui uma estrutura semelhante à parte interna do nariz e, em contato com certas substâncias, pode desencadear algumas reações alérgicas”, esclarece o Dr. Tarciso Schirmbeck, oftalmologista do Visão Hospital de Olhos.

Os sintomas das alergias oculares incluem vermelhidão, inchaço das pálpebras, lacrimejamento e coceira nos olhos. O correto diagnóstico da conjuntivite alérgica precisa ser feito por um oftalmologista.

Segundo o médico urologista e diretor técnico do Hospital Urológico de Brasília Dr. Geovani de Assis Pinheiro, é preciso ficar de olho, ainda, em possíveis alergias no sistema reprodutor masculino, que são menos graves, mas comuns. “Pode surgir pelo contato direto com o látex do preservativo, com alguns tipos de sabão ou até com alguma peça de roupa de tecido sintético “.

O especialista também deixa claro que é importante identificar o que está provocando a alergia para evitar a substância. “Tente usar sempre cueca de algodão e sabonetes próprios para a região íntima. Além disso, se o problema for o látex, evite camisinhas com esse material”.

Dia Mundial da Alergia

Amigos da Saúde

É uma parceria entre o Hospital Urológico de Brasília, a Perfecta Diagnóstico por Imagem, a Otorrino DF e o Visão Hospital de Olhos, que pretende levar saúde de qualidade aliada a protocolos de segurança, para que pacientes possam seguir tratamentos de rotina sem se preocuparem com a contaminação pelo coronavírus.

Site/ Redes Sociais

Serviço

Hospital Urológico de Brasília

Telefone: 3345 9300/ 99947 7815

Perfecta Diagnóstico por Imagem

Setor Hospitalar Sul e L2 Sul

Atendimento de domingo a domingo, inclusive feriados

Telefone: (61) 3245 5872

Visão Hospital de Olhos

Asa Norte, Asa Sul, Guará, Taguatinga Norte, Gama, Ceilândia, Planaltina, Samambaia

Norte e São Sebastião

Atendimento 24h e telemedicina

Telefone: (61) 3038-8001

Otorrino DF

Asa Norte, Asa Sul e Taguatinga

Atendimento de domingo a domingo, inclusive feriados e telemedicina

Telefone: 3542 2803