Dia Mundial do Refugiado

Dia Mundial do Refugiado - Cultura Alternativa

Dia Mundial do Refugiado

Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado globalmente em 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Venezuelanos representaram maioria de pedidos de refúgio em 2021

O Brasil fechou o ano de 2021 com 60 mil refugiados

Os venezuelanos representaram a maioria dos pedidos de refúgio feitos ao Comitê Nacional para Refugiados (Conare) em 2021.

Os números estão na sétima edição do relatório Refúgio em Números, pesquisa que mostra o perfil das pessoas que buscam viver no Brasil após deixaram seus países diante de situações de guerra, violência e perseguição política.

Dia Mundial do Refugiado
Dia Mundial do Refugiado

Dia Mundial do Refugiado

Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para homenagear a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos armados e perseguições. Estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.

“Neste ano, o Dia Mundial do Refugiado coincide com uma onda de protestos em todo o mundo contra o racismo. O ACNUR nasceu com a forte convicção de que somos todos e todas iguais em dignidade e direitos e que as pessoas perseguidas por causa de suas crenças ou características – inclusive a raça – têm o direito de ser protegidas”, diz o representante do ACNUR no Brasil.

Para a Agência da ONU para Refugiados, é necessário buscar um mundo cada vez mais inclusivo, no qual ninguém seja abandonado.

Esta ideia está no centro das celebrações do Dia Mundial do Refugiado neste ano, reforçando a mensagem de que as pessoas refugiadas podem contribuir com a sociedade que as acolhe.

Dados da fonte Nações Unidas

Agnes Adusumilli

Redação – Cultura Alternativa

Cultura Alternativa