Campanha Nacional de Vacinação  - Cultura Alternativa

Dia Nacional da Vacinação

Dia Nacional da Vacinação

Manter a imunização em dia é fundamental para diminuir e mesmo erradicar doenças que afetam a população

ONU lança campanha sobre a importância da imunização de rotina

Neste 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, a Equipe Halo – iniciativa global da ONU que reúne especialistas em saúde para disseminar informações seguras e confiáveis – lança a campanha #VacinaEmDia, em parceria com os grupos União Pró-Vacina e Todos Pelas Vacinas.

A iniciativa contará com diferentes ações nas redes sociais. Entre elas, a publicação do quadrinho “O mundo antes das vacinas”.

Com roteiro feito pelo cientista Wasim Syed, guia da Equipe Halo e membro do União Pró-Vacina, e de Cecilia Marins, que também ilustra o material.

A história – baseada num relato pessoal da família de Syed – trata da necessidade de se vacinar contra a poliomielite e da importância de cumprir toda a agenda de imunização para se proteger de outras doenças, como a COVID-19, por exemplo.

A história também será contada na forma de áudio, no podcast “Escuta a Ciência!”, de Letícia Sarturi.

Dia Nacional da Vacinação

As vacinas, quando aplicadas no corpo, estimulam a produção de anticorpos, que atuam na defesa do organismo, de duas formas: passiva ou ativa.

A imunização passiva é feita por meio de soros ou imunoglobulina humana, em que são administrados anticorpos já formados. Essa técnica tem como vantagem uma resposta de proteção imediata.

23 tipos diferentes de vacina

No País, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente à população mais de 23 tipos diferentes de vacina.

Entre elas, destacam-se: as vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora (Tetraviral); difteria, tétano, coqueluche e meningite (Tetravalente); tuberculose (BCG); poliomielite, pneumonia e, atualmente, a imunização contra o coronavírus.

O Brasil é um dos países que mais ofertam vacinas à população, e a maioria delas é produzida em território nacional, o que contribuiu para que o País conseguisse vitórias como a erradicação da poliomielite, da varíola e da rubéola em nosso território.

Cultura Alternativa