Dia Nacional do Café: Animação brasileira “Café – um dedo de prosa” ganha sessão virtual

Dia Nacional do Café

Dia Nacional do Café: Animação brasileira “Café – um dedo de prosa” ganha sessão virtual

Filme de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, será exibido no dia 24 de maio, às 18h

O Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, este ano será comemorado de maneira diferente pelo cineasta Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que, pela primeira vez, fará uma exibição virtual do seu filme “Café, Um dedo de Prosa”, animação que retrata de forma bem humorada a história do café.

A sessão é uma das atrações do mês de maio do CulturAr, uma proposta de rede horizontal para a Cultura, ligado à Casa de Cultura Itajaí e o programa Casa Hacker, de Campinas, no interior de São Paulo. A exibição de “Café um dedo de Prosa”, no canal do CulturAr no Youtube é no dia 24 de maio, às 18h, com a apresentação de uma versão reduzida do filme, com 38 minutos.

Após a sessão, os internautas poderão assistir participar de um bate-papo com Maurício Squarisi, que fará ainda uma exposição virtual das ilustrações da animação. Quem quiser, poderá adquirir o DVD com a versão completa do filme, ou algumas gravuras autografadas.

Dia Nacional do Café

Sobre o filme ‘Café, um Dedo de Prosa’

A animação “Café, um dedo de Prosa” narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos – Vera Holtz e Wandi Doratiotto – em uma cafeteria.

Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído, que se mescla a uma trilha sonora original, com canções de Wandi Doratiotto e Danilo Moraes.

Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. São questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, apresentadas sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

O filme “Café, um dedo de Prosa” é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, o filme estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes.

Dia Nacional do Café

Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

“Café, um Dedo de Prosa” é o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, que nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Sobre CulturAr

Para o mês de maio, haverá uma ampla programação online no canal do Youtube, com bate-papos ao vivo, aulas de dança, mostras virtuais, exibição de filmes e muitas atividades culturais inteiramente gratuitas.

SERVIÇO

Exibição da animação: Café, um Dedo de Prosa no Dia Nacional do Café

Bate-papo/entrevista (ao vivo) com Mauricio Squarisi e exposição virtual das ilustrações do filme.

Data: 24 de maio de 2020

Horário: a partir das 18h

Confira a programação completa do CulturAr

Acompanhe as novidades do Núcleo de Cinema de Animação pelo canal do facebook

Dia Nacional do Café

Assine o podcast: Soundcloud