O dia é destinado a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, originalmente iniciada na Grécia antiga.
No Brasil, o teatro nasceu no século XVI com o objetivo de espalhar a crença religiosa e ganhou força após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808.
A partir daí, o teatro nacional passou por diversas transformações até conquistar sua própria identidade e se tornar uma das mais prestigiadas formas de arte do Brasil e do mundo.
A cultura brasileira é reconhecida internacionalmente e está entre as principais motivações dos visitantes que vêm ao país.
Apesar das dificuldades trazidas forçadamente pela pandemia do novo coronavírus, o setor começa a se reerguer.
Salas de diversos estados voltam gradualmente a receber o público, seguindo recomendações e protocolos internacionais de segurança sanitária, caso do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia.
Dia Nacional do Teatro – Assista vídeos do You Tube, on line
Ana Kfouri em “Uma Frase para Minha Mãe” no Teatro #EmCasaComSesc
“Uma Frase para Minha Mãe” põe em cena a experiência do despertar para a língua e para a literatura através da mobilização de sensações afetivas e corporais ligadas à figura da mãe e à relação com a língua materna.
Protagonizado e dirigido pela atriz Ana Kfouri, o solo, adaptado para o Teatro #EmCasaComSesc, parte de textos do escritor francês Christian Prigent, traduzidos e adaptados pelo tradutor e pesquisador Marcelo Jacques de Moraes.
"GALILEU E EU - A Arte da Dúvida" - Com a atriz Denise Fraga.
A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição.
Com informações do Ministério do Turismo
Agnes Adusumilli
Editora do Portal Cultura Alternativa