Vai viajar ou encontrar a família esse fim de ano?

Vai viajar ou encontrar a família esse fim de ano

Vai viajar ou encontrar a família esse fim de ano? Confira os cuidados necessários e quando fazer o teste de Covid-19 pela saliva


A recomendação para este período de 2020 continua a ser o isolamento social, mas se houver necessidade de sair, é preciso atenção aos cuidados preventivos como testagem prévia, uso de máscara e outras medidas de segurança


O final do ano em geral é marcado por encontros com familiares e amigos para celebrar o Natal e pela alta temporada em pontos turísticos por conta das férias.

Entretanto, em contexto de pandemia, é necessário atenção aos cuidados preventivos para não agravar a disseminação da doença.

Os encontros e viagens do final de 2020 precisarão contar com a manutenção dos cuidados contra o Covid-19. A recomendação continua a ser o isolamento social.

Vai viajar ou encontrar a família esse fim de ano

Para quem optar por se encontrar com a família, por exemplo, sugere-se que a reunião não tenha um período prolongado, seja realizada em locais de grande ventilação, com distanciamento mínimo entre os presentes, uso de máscara e medidas de higienização constante como a lavagem das mãos.

Quem vai viajar precisa ainda redobrar os cuidados em rodoviárias e aeroportos, e se atentar às exigências dos pontos turísticos, como as Maldivas – no qual é preciso apresentar o resultado de um PCR até 72 horas antes do embarque – e de opções brasileiras, a exemplo de Fernando de Noronha, que exige o PCR negativo feito até 24 horas antes do embarque.

Faça o teste pela segurança de todos

Essa obrigação é uma boa prática que pode ser tomada também para as celebrações em família ou entre amigos. Antes de sair de casa para se reunir com outras pessoas, é ideal saber se você está ou não infectado para não colocar ninguém em risco.

Até porque, em época de expectativa de presentes, o melhor deles é estar presente, mas em segurança.

Hoje, com o avanço e expansão da ciência genética, já é possível descobrir se alguém está infectado por meio de testes indolores e precisos do tipo RT-LAMP (transcrição reversa por amplificação isotérmica mediada por loop, em português), que identifica o RNA do vírus na fase aguda da infecção.

Sua principal diferença para o RT-PCR está no tipo de secreção usada para análise (a saliva) e a facilidade de acesso.

Quem pretende realizar o teste para as comemorações natalinas têm até o dia 21 de dezembro para comprar o kit pela Internet ou até 20 de dezembro para realizar a aquisição e a coleta, via agendamento, em uma das farmácias.

🅰🅲🅾🅼🅿🅰🅽🅷🅴 🅰🆂 🆄🅻🆃🅸🅼🅰🆂 🅼🅰🆃🅴🆁🅸🅰🆂 🅳🅾 🅲🆄🅻🆃🆄🆁🅰