Dicas simples e práticas para cuidar da sua saúde bucal

Dicas para cuidar da sua saúde bucal

Dicas para cuidar da sua saúde bucal

O número de brasileiros que têm adquirido diferentes convênios odontológicos tem crescido, pelo menos é isso que mostra os últimos dados da ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar — em relação ao mês de junho de 2019.

Segundo os dados apontam, atualmente são mais de 14 milhões de pessoas conveniadas em algum plano exclusivamente odontológico.

Isso mostra como a preocupação pelos cuidados com a saúde bucal têm crescido, assim como as pessoas têm dado a devida importância.

Você sabe como cuidar da sua saúde bucal? Confira algumas dicas sobre como manter a sua boca saudável, ou seja, livre de dores, de desconfortos e de doenças.

Vá ao dentista

Isso pode parecer óbvio, não é mesmo?

Entretanto, muitas pessoas não vão ao dentista com a frequência necessária. Para as pessoas que possuem uma boca saudável, o esperado é que visitem uma clínica odontológica pelo menos uma vez a cada seis meses.

Dessa maneira, é possível garantir que todos os cuidados necessários serão tomados para que você permaneça saudável.

Além disso, muitas pessoas deixam para aderir um plano de saúde dentário apenas quando sentem dores e incômodos extremos.

Isso pode ser um grande prejuízo à saúde bucal do indivíduo, uma vez que muitas doenças odontológicas demoram para apresentarem suas consequências, fazendo com que o quadro evolua rapidamente, sem que o indivíduo perceba.

Da mesma forma, as consultas regulares ao dentista são a maneira mais eficiente de retirar totalmente a placa bacteriana, que é causada por um acúmulo de bactérias e pode causar diferentes doenças.

Realize a higiene bucal corretamente

Você sabia que existe uma maneira correta de escovar os dentes? Talvez seja por isso que as suas escovações não estejam sendo tão eficientes como deveriam.

O essencial é sempre perguntar aos dentistas a fim de garantir que está sendo feito da forma correta. Da próxima vez que você for ao consultório odontológico, verifique com ele isso.

O importante é ter calma durante a escovação e não fazer isso de maneira apressada. O ideal é que seja gasto algo entre dois minutos apenas para a escovação dos dentes, sendo ainda necessário escovar a língua e passar o fio dental.

Importante não esquecer: as escovações devem ser feitas pelo menos três vezes por dia, dando prioridade para serem realizadas logo após as refeições. Além disso, o uso do fio dental deve ocorrer diariamente.

Isso porque, por mais eficiente que a escovação seja, ela ainda não alcança todos os lugares da boca, principalmente entre os dentes. Para isso, temos o fio dental. 

Com a retirada das partículas de alimentos e da placa bacteriana, a probabilidade de ter alguma doença gengival, como a gengivite e a periodontite, são mínimas.

Dicas para cuidar da sua saúde bucal

Cuide da sua alimentação

Como você já sabe, a alimentação influencia diretamente em todo o nosso organismo e isso não seria diferente em relação a nossa saúde bucal.

Alguns alimentos são prejudiciais à saúde de sua boca, como são os casos dos açúcares e carboidratos. Quando as bactérias existentes na boca entram em contato com esses alimentos, produz ácidos que roubam os minérios dos dentes, causando a sua desmineralização e, consequentemente, as cáries.

Da mesma forma, alguns alimentos ricos em pigmentos podem causar manchas nos dentes, principalmente com o uso excessivo durante longos períodos. São os casos de alimentos e bebidas como:

  • Café;
  • Chocolate;
  • Refrigerante de cola;
  • Açaí.

Entretanto, também é possível encontrar alimentos que são benéficos para a saúde bucal. Podem ser encontrados em alimentos fibrosos, como maçã e pera, pois servem como detergentes, ou seja, por conta do atrito entre o alimento e o dente no momento da mastigação, limpam as impurezas.

Da mesma forma, alimentos ricos em minerais, como o cálcio, e as vitaminas, são essenciais para garantir o bom funcionamento do organismo, pois são essenciais para manter os dentes, tecidos e gengiva saudáveis.

Pode parecer muita coisa a ser feita, mas a verdade é que cuidar da sua saúde bucal é muito mais simples do que ter que lidar com as consequências de uma má higienização e do aparecimento de doenças.

Por esse motivo, não esqueça de ir regularmente ao dentista pelo convênio odontológico, realizar todas as higienizações da maneira correta e ter uma alimentação equilibrada, sem cometer muitos excessos. Dessa forma, é possível garantir que a sua saúde bucal esteja em dia!

#AD